Livro aborda a história do cinema em Botucatu

Alguns elementos fazem com que Botucatu seja referência na história do cinema

Da Redação

O livro “História do Cinema em Botucatu” foi publicado pela Editora Típica com o intuito de divulgar a trajetória desse meio de comunicação no município.

 A obra, que tem como autores Adriana Donini e Luiz Roberto Coelho Gomes, contempla as distribuidoras que atuaram na cidade, as salas exibidoras e atuação de diversos profissionais que trabalharam em várias etapas.  A publicação conta com depoimentos, materiais obtidos por meio de pesquisa em acervos e fotos.

As primeiras mostras de filmes, o papel das distribuidoras como geração de emprego e desenvolvimento do município e a importância da Empresa Teatral Peduti, do Departamento Geral de Filmes — que depois se transformou na empresa Araújo e Passos — da Cine Araújo e da Moviecom são destacados na obra.

Entre as salas de exibição abordadas estão Pavilhão Ideal, Cinema Botucatuense, Cine Casino, Espéria, Cine Glória, Paratodos, Vitória, Cine Avenida, Cine Nelli e Vila Rica. O Grêmio Cinematográfico também teve destaque no livro.   

Para melhor contextualização, elementos do cinema em nível mundial e nacional e aspectos socioculturais de Botucatu são expostos na obra.

Alguns elementos fazem com que Botucatu seja referência na história do cinema. Entre eles está a primeira exibição itinerante alguns anos após à mostra pioneira no Brasil. Outro aspecto é a instalação de distribuidora de filmes fundada em Botucatu por Azor Araújo e João Passos na década de 1920, além de exibidoras de abrangência nacional com sedes em Botucatu. 

O livro contém 372 páginas e prefácio do professor Marco Alexandre de Aguiar, Doutor em História pela Unesp, câmpus de Assis, e autor do livro “Botucatu: Imprensa e Ferrovia”. A etapa de produção contou apoio de Fúlvio Chiaradia e Antonio Cecílio Júnior. A diagramação foi realizada por Edil Gomes.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php