Em caso de chuva as atrações acontecerão dentro da Pinacoteca
Da Redação
Nesta sexta-feira, 19 de agosto, ocorre das 16 as 22 horas o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com a Prefeitura de Botucatu. A programação, totalmente gratuita, contempla todas as idades e interesses, sendo: Música, Teatro, Dança, Circo, Literatura, Cinema e Artes Visuais.
A ação ocorre na Praça da Pinacoteca de Botucatu, na Rua General Telles, 1.040. Em caso de chuva as atrações acontecerão dentro da Pinacoteca. As apresentações não têm horário definido. Algumas acontecem simultaneamente e outras de forma sequencial, a partir das 16 horas.
Programação completa:
TEMA: ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS
MADEIRA LÚDICA
A oficina apresenta princípios da marcenaria por meio da construção de formas lúdicas de médio formato com peças encaixáveis de madeira. Ao final da atividade, os participantes construirão uma “árvore”, evidenciando a lógica do corte e do processamento da madeira como elemento extraído da natureza.
TEMA: CINEMA
CINE CONCERTINHO: O FABULOSO UNIVERSO DOS MONSTROS NO CINEMA
Apresentação de trilhas sonoras ao vivo para trechos de filmes de animação infantil. No palco, a banda executa releituras sonoras de “A Casa Monstro”, “Hotel Transilvânia” e “Monstros S.A”. Durante a performance, os músicos vão compartilhar detalhes da criação para o espetáculo, mostrando como a música é fundamental na composição narrativa dos filmes.
TEMA: CIRCO
TITÂNIA
Com cia. circo rebote (sp)
A artista Erika Mesquita apresenta Titânia, a mulher mais forte do mundo. A narrativa é inspirada em mulheres reais, com pitadas de mitos, histórias de força e reinvenção feminina. Erika usa habilidades circenses, como manipulação de bambolês, equilibrismos, acrobacias e demonstrações de força, para nos mostrar quem é Titânia.
TEMA: DANÇA
CORPOS DE PASSAGEM
Com grua – gentlemen de rua, taty dell campobello e luisa brunah (sp)
A apresentação parte da premissa de que a dança e a performance são, por natureza, meios capazes de modificar as paisagens. O fazer artístico do grupo se estabelece por meio de um processo de trocas perceptivas entre os corpos (dançantes e passantes), instalando em seus contextos uma experiência estética diferente. Nestas apresentações, o Grua convida as artistas e performers Taty Dell Campobello e Luisa Brunah para exercitar com elas a diversidade dos diálogos artísticos e a composição cênica em tempo real.
TEMA: LITERATURA
MEDIAR BRINCAR
Com coletiva lobas (sp)
A atividade é um convite para o despertar do corpo, do olhar e do riso por meio da leitura, de cantigas e brincadeiras. Com um acervo diversificado de obras da literatura infantil, o livro será utilizado de formas diversas, tanto como peça de jogo, quanto na mediação, coletiva ou individual, de leitura.
TEMA: TEATRO
ANONIMATO
Com cia. mungunzá de teatro (sp)
Em um cortejo com grandes instalações, bonecos, perna-de-pau e música, a montagem faz uma homenagem ao fazer teatral. Em cena, oito personagens (como a mãe, a mulher-árvore, a vendedora de sonhos, o homem-placa, o pipoqueiro), figuras anônimas de uma cidade grande, são convocados de várias maneiras para um ato e se encontram durante essa caminhada.
Convide todos os seus amigos e familiares!! Te esperamos lá.
Sobre o Circuito Sesc
De 12 a 28 de agosto, acontece o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas.
A programação, para todas as idades e interesses, passa por 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.
O roteiro vai passar pelas cidades de Ribeirão Pires (12 de agosto), São Bernardo do Campo (13 de agosto), Rio Grande da Serra (14 de agosto), Botucatu (19 de agosto), Ourinhos (20 de agosto), Palmital (21 de agosto), Suzano (26 de agosto), Guararema (27 de agosto) e Poá (28 de agosto).
O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.
Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.