Botucatu não terá gratuidade no transporte público para o segundo turno das eleições neste domingo, 30
Cidade possui mais de 106 mil eleitores em 320 seções eleitorais
Da Redação
Os eleitores de Botucatu que se utilizarão do transporte público no domingo, 30 de outubro, terão que pagar normalmente a tarifa estabelecida pelas empresas.
A Prefeitura de Botucatu decidiu não liberar a gratuidade da tarifa frente às duas empresas concessionárias. Com isso, o eleitor terá que desembolsar R$ 3,55 por cada trajeto até a seção eleitoral.
Segundo a Prefeitura, a decisão deve-se que boa parte dos eleitores botucatuenses já residirem próximos às suas seções eleitorais, o que não se aplicaria a medida.
A única alteração será a oferta da linha Demétria-Centro, que normalmente não funciona aos domingos mas, assim como no primeiro turno, estará disponível. Outras linhas podem receber reforço.
Botucatu possui 106.890 eleitores, conforme o último levantamento da Justiça Eleitoral. Há 320 seções eleitorais em 47 locais diferentes.
Gratuidade foi aprovada pelo TSE
A gratuidade no transporte público foi aprovada em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 25 de outubro.
Segundo a decisão, prefeitos e governadores que determinarem gratuidade no transporte, nodia da eleição, não poderão sofrer punições pela Lei de Responsabilidade Fiscal por empregarem dinheiro público para custear a medida.
O serviço de transporte não poderá ser reduzido nos locais onde já são oferecidos, sob pena de caracterização de crime eleitoral.