Trabalho da Unesp Botucatu é premiado em Congresso Mundial de Cardiologia
Trabalho avaliou os mecanismos que estão relacionados com a melhoria da função cardíaca
Da Redação
Trabalho desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), em parceria com outras instituições (FOB-USP, IQ-USP, IB-Unicamp e IBTEC-Unesp) foi premiado no Congresso Mundial de Cardiologia (World Congress of Cardiology) e 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia, evento científico que reuniu mais de 12 mil participantes de 42 países, de 13 a 15 de outubro, no Centro de Convenções Rio Centro, no Rio de Janeiro.
A pesquisa intitulada “Landscape of heart proteome changes in exercised aortic stenosis rats” (Paisagem de alterações do proteoma cardíaco em ratos com estenose aórtica exercitados) conquistou o segundo lugar na categoria Jovem Pesquisador e foi premiada com US$ 1 mil. O trabalho é fruto da tese de doutorado de Gustavo Augusto Ferreira Mota, do programa de pós-graduação em Fisiopatologia em Clínica Médica da FMB, orientado pelo Professor Emérito Antonio Carlos Cicogna.
O trabalho, que teve apoio financeiro do CNPq e da FAPESP, buscou avaliar os mecanismos fisiopatológicos que estão relacionados com a melhoria da função cardíaca em animais submetidos ao treinamento físico aeróbio. A equipe de pesquisadores foi composta por Sérgio Luiz Borges de Souza, Danielle Fernandes Vileigas, Vitor Loureiro da Silva, Paula Grippa Sant`Ana, Licia Carla da Silva Costa, Silméia Garcia Zanati Bazan, Marília Afonso Rabelo Buzalaf, Lucilene Delazari dos Santos, Marina Politi Okoshi e Mariana Gatto.
Mais informações disponíveis em: https://www.worldcardio2022.com