Objetivo do prêmio é reconhecer, valorizar e premiar teses de doutorado defendidas
Da Redação
A tese “Pré-melhoramento, genética quantitativa e molecular de Roupala montana var. brasiliensis: uma espécie potencial madeireira da floresta ombrófila mista”, de autoria da engenheira florestal Fernanda Bortolanza Pereir a, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal (PPGCF) da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, foi agraciada com o Prêmio Unesp de Teses na área de Agrárias.
O objetivo do prêmio é reconhecer, valorizar e premiar teses de doutorado defendidas nos Programas de Pós-Graduação da Unesp, cujos impactos social, econômico e cultural estão alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em quatro grandes áreas: Biológicas, Exatas, Humanidades e Agrárias.
Fernanda defendeu sua tese de doutorado em fevereiro de 2021, na linha de pesquisa “Silvicultura e Genética Florestal”, desenvolvida sob orientação do professor Evandro Vagner Tambarussi, e viabilizada financeiramente pela CNPq.
A espécie alvo do estudo, popularmente chamada de carvalho-brasileiro, ocorre em remanescentes da intensivamente explorada, fragmentada e fragilizada Floresta Ombrófila Mista, no Bioma Mata Atlântica, tendo sido exaurida para suprir o mercado madeireiro internacional. Como resultado, sendo o primeiro estudo com desenvolvimento de ferramentas moleculares para o gênero Roupala (PROTEACEAE), a pesquisa demonstrou que, apesar do ambiente crítico, o carvalho-brasileiro é uma espécie resiliente aos efeitos negativos da antropização do seu habitat, e deu-se início a um programa de conservação ex situ (fora do lugar de origem) e pré-melhoramento, como estratégias de conservação e valorização do que resta da floresta em pé enquanto fonte de diversidade genética.
Além dos resultados promissores em relação aos remanescentes florestais e à espécie estudada, foi o trabalho realizado ao longo do doutorado que resultou na contratação de Fernanda como Pesquisadora na GenomaA Biotech, uma empresa cujos valores estão alinhados à conservação e uso sustentável dos recursos florestais, mostrando que o trabalho de excelência do PPG Ciência Florestal da Unesp entrega não apenas resultados de pesquisa com qualidade, mas mão-de-obra qualificada à sociedade.