Gestores do Hospital das Clínicas participam de encontros para analisar resultados e prioridades
Imersão teve fase preliminar voltada para a listagem das principais realizações de cada setor
Da Redação
O Hospital das Clínicas de Botucatu realizou nesta semana a 5ª Imersão dos Gestores do HCFMB. Promovido desde 2018, o evento reuniu diretores e gerentes do Complexo para analisar resultados e estabelecer prioridades de gestão.
Coordenada pelo Prof. Dr. Antonio Luiz Caldas Junior, a Imersão teve, neste ano, uma fase preliminar voltada para a listagem das principais realizações e desafios de cada setor durante o período de gestão do Hospital entre 2017 e 2022.
A partir do preenchimento destas planilhas, foi realizada, durante a Imersão, uma construção coletiva a partir da Análise SWOT, técnica de planejamento estratégico utilizada para contribuir com a identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças pelas organizações, por meio de reflexões individuais, formação de grupos temáticos e plenárias para definir os principais pontos a serem analisados no ano de 2023. “Cada gestor trouxe as suas particularidades e, na Imersão, procuramos fazer uma síntese daquilo que nós somos, das fortalezas e limitações, contextualizando todos estes pontos no momento em que o Brasil vive, trilhando um caminho planejado para enfrentar os próximos anos”, afirma Caldas.
Durante os dois dias, diversos gestores puderam expressar suas opiniões e suas visões acerca da realidade do HCFMB e de como fatores internos e externos podem interferir na evolução das práticas assistenciais, administrativas e de gestão. “Estes momentos de reflexão e de convivência entre os diretores são muito importantes. Uma gestão comprometida e transparente faz toda a diferença”, apontou o Chefe de Gabinete do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho.
Ao final das atividades, o atual Superintendente do Hospital, Dr. André Balbi, foi surpreendido com uma placa celebrativa em homenagem aos anos de trabalho desempenhado à frente da Superintendência. “Todos vocês são pessoas admiráveis, com muitas qualidades e em quem coloquei a minha confiança durante este tempo. Pude aprender mais do que ensinar com todos e espero que o Hospital continue seguindo em frente, mesmo com todos os desafios, porque aqui é e sempre será a minha casa”, finalizou.