Câmara de Botucatu elegerá presidência e comissões na próxima semana

Os próprios vereadores votam em quem desejam que ocupe cada um dos cargos legislativos

Da Redação

A Câmara de Botucatu escolhe na próxima segunda-feira, 19 de dezembro, sua mesa diretora para o biênio 2023/2024. Além do próximo presidente do Legislativo, serão escolhidos o vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário. Também serão definidos os membros das Comissões Permanentes que integram a Casa de Leis.

Dois nomes têm se apresentado pelos bastidores como principais postulantes ao cargo de presidente, em substituição ao atual ocupante do cargo, Rodrigo Rodrigues. Os vereadores Silvio dos Santos (Republicanos) e Antônio Carlos Vaz de Almeida, o Cula (PSDB) se articulam para obter os votos dos colegas para chegar à presidência.

A eleição da Mesa Diretora é feita individualmente, ou seja, por cargo. Assim, os próprios vereadores votam em quem desejam que ocupe cada um dos cargos legislativos. É possível até votar em si próprio, mas não é permitido se abster.

A reeleição dos membros da Mesa é permitida, porém somente para cargos diferentes. Por exemplo: o presidente do primeiro biênio pode ser 1º secretário, mas não pode ser presidente de novo.

Definida a nova formação da Mesa Diretora, são eleitos os membros das Comissões Permanentes. O Presidente da Câmara em exercício não pode fazer parte delas, então ele fica de fora das opções de voto.

[themoneytizer id=”104262-1″]

No caso de empate para cargos da Mesa Diretora, será considerado eleito o vereador que tiver obtido maior número de votos no pleito em que se elegeu. Persistindo o empate, será eleito o vereador com maior idade.

Os eleitos estão automaticamente empossados nos cargos para os quais foram escolhidos no dia 1º de janeiro de 2023. A partir daí, podem começar a exercer suas funções específicas.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php