Estudantes botucatuenses são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática
Competição envolveu 18,1 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio
Da Redação
Botucatu teve seis estudantes como destaques da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O resultado, divulgado nesta terça-feira, 20 de dezembro, encerra o ano de disputas com milhares de alunos pelo país.
Davi dos Reis da Cunha, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental dos Comerciários, conquistou a medalha de ouro no nível 1 de sua categoria, sendo o 134º melhor colocado. Já Daniel Francisco Silva, também da Escola Municipal de Ensino Fundamental dos Comerciários, obteve a medalha de prata com a 391ª melhor nota em sua modalidade, classificada como nível 1.
A competição também premiou quatro alunos com a medalha de bronze. São eles: Alice Cunha Pereira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Maria de Araújo; Eduardo Yukichi Ishibe, da Escola Estadual Cardoso de Almeida; Enzo de Lara Oliveira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental dos Comerciários e Nathan Spadotto de Souza, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Tácito Virgínio dos Santos.
Receberam menção honrosa os estudantes Alifer Gabriel Lemes da Silva, da Escola Municipal de Ensino Fundamental dos Comerciários; Brenno Lima Dias, da Escola Estadual Profa. Sophia Gabriel de Oliveira; Davi Spago Estevam, da Escola Municipal de Ensino Fundamental dos Comerciários; Enoeli Fernanda Formigoni, da Escola Municipal Elda Moscogliato; Júlia Correa Santana, da Emefi Profª Maria Jacomino Vendito; Leonardo Sanches Ferreira, da EMEF João Maria de Araújo; Luiz Felipe Moura Silva, da EMEFI Profª Maria Jacomino Vendito; Miguel Mello Galhardi, da EMEF Luiz Tácito Virginio dos Santos e Sofia Alves Santana, da EMEF João Maria de Araújo.
Competição envolveu 18,1 milhões de estudantes e 54 mil escolas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de todo o país. Os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (Pic), onde terão a oportunidade aprofundar seus estudos na matemática e receber uma bolsa mensal no valor de R$ 100.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foi criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa) e conta com o apoio do Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de popularizar o ensino dessa disciplina e identificar novos talentos. Os recursos são dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).
O resultado completo pode ser conferido aqui.