Foi nos campos de futebol de Bauru que ele começou a jogar, onde ganhou o apelido de Pelé
Da Redação
A Prefeitura de Bauru decretou luto oficial de três dias devido à morte de Pelé, o Rei do Futebol, que deu seus primeiros passos na carreira de jogador no município, na década de 1950. A prefeita Suéllen Rosim decretou luto oficial de três dias. Pelé morreu aos 82 anos de idade nesta quinta-feira (29), em São Paulo. O decreto de luto oficial será publicado em edição extra do Diário Oficial nesta quinta-feira.
Edson Arantes do Nascimento era natural de Três Corações (MG), onde nasceu em 23 de outubro de 1940, mas chegou ainda criança em Bauru com a família. Foi nos campos de futebol de Bauru que ele começou a jogar, e também onde ganhou o apelido de Pelé. Ainda muito jovem, Pelé já se destacava no futebol. Foi jogador do Bauru Atlético Clube (BAC), e chegou a ficar perto de ir para o Esporte Clube Noroeste, atuando com a camisa alvirrubra em três jogos amistosos.
Mas em seguida foi para o Santos Futebol Clube, onde fez praticamente toda a sua carreira, brilhando para o futebol mundial. Conquistou a primeira Copa do Mundo com a Seleção Brasileira aos 17 anos, na Suécia-1958, e ainda foi campeão do mundo de novo no Chile-1962 e no México-1970, sendo até os dias atuais o único jogador com três títulos de Copa do Mundo.
Ele participou ainda da Copa da Inglaterra-1966. Já pelo Santos, Pelé ganhou duas vezes a Libertadores, em 1962 e 1963, dois Mundiais de Clubes, nestes mesmos anos, e ainda dez títulos do Campeonato Paulista e seis títulos da Taça Brasil. Encerrou a carreira no Cosmos de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1977. Marcou 1.283 gols em 1.366 jogos na carreira profissional. Pelé foi eleito o Atleta do Século 20, sendo ainda um dos nomes mais conhecidos do Brasil em todo o mundo.