Ponte da Fazenda Lageado está em fase final de recuperação

Recuperação da ponte do Lageado foram as últimas a serem iniciadas após a chuva de 2020

Da Redação

Última das pontes danificadas pela chuva de 10 de fevereiro de 2020, a estrutura da Fazenda Experimental do Lageado, vinculada à Faculdade de Ciências Agonômicas da Unesp está em fase final de reparação e já recebe a passagem de veículos.

Funcionários da Prefeitura de Botucatu concluem a implantação de  muros de gabião com pedra maciça para conter a erosão nas margens, que foram afetadas. Também foi instalado conjunto de aduelas, que proporcionará maior vazão do ribeirão Lavapés em dias de chuva. Isso ajudará a diluir o volume de água no local.

A estrutura, que perdeu parte das cabeceiras, une partes do campus da Unesp com setores como o Cevap, Museu do Café, Estação Elevatória de Esgoto da Sabesp e a rodovia vicinal Alcides Soares. Passados meses após o temporal, em outubro de 2021, uma reunião entre a Prefeitura de Botucatu e a direção da unidade universitária delineou acordo para que o município auxilie na recuperação da ponte.

A recuperação da ponte do Lageado foi as última a ser iniciada após a chuva de 2020. Em um primeiro momento a Unesp arcou com os custos das obras. No entanto, o trabalho foram suspensos devido à sua complexidade. Em 2021 acabou firmado acordo entre a universidade e a Prefeitura de Botucatu para a retomada da reforma. Por fim, a Câmara aprovou aporte de R$ 641 mil para a conclusão da mesma.

Confira imagens da ponte:

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!