Profissionais da Educação recebem formação sobre equoterapia
Atualmente o Projeto do Centro de Equoterapia atende 100 alunos
Da Redação
A Secretaria Municipal de Educação realizou uma formação sobre Equoterapia como terapia complementar aos alunos com disfunções de aprendizagem direcionado a Assistentes Sociais, Psicólogos e Cuidadores da Rede Municipal de Ensino de Botucatu.
A formação contou com a participação de 70 servidores, divididos em quatro turmas, durante todo o mês de janeiro, com duração de cinco horas cada.
Desenvolvido no Centro de Equoterapia, o objetivo da formação foi proporcionar aos técnicos da rede municipal a vivência oferecida aos alunos e o conhecimento do processo terapêutico da equoterapia, enriquecendo e aproximando o trabalho interdisciplinar para uma intervenção estrategicamente elaborada pelas equipes do Centro e equipe escolar, possibilitando desenvolver abordagens que atendam às necessidades da criança como um todo.
Atualmente o Projeto do Centro de Equoterapia, conveniado com a Prefeitura Municipal, atende 100 alunos de dez escolas do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano de Botucatu, com disfunções de aprendizagem.
Sobre o Projeto Equoterapia
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais, favorecendo o equilíbrio, coordenação e estimulação proprioceptiva.
Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento da força, tônus musculares, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
A prática da equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais, causadas por lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular; patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos; disfunções sensório-motoras ou com necessidades especiais: necessidades educativas especiais; distúrbios; comportamentais e de aprendizagem.