Caminhão atola e trio é preso por furtar trilhos de trem

Uma quadrilha acabou presa pelo furto de quase dois quilômetros de trilhos de trem

Da Redação

A Polícia Civil, em parceria com a Guarda Civil Municipal de Itatinga, desencadeou na manhã de sexta-feira, 3 de fevereiro, mais uma etapa da operação “Ferrovia Segura”, que visa coibir danos e crimes contra o patrimônio ferroviário na região.

Uma quadrilha acabou presa pelo furto de quase dois quilômetros de trilhos de trem levados do trecho que compreende Itatinga, nas imediações da Fazenda Paula Souza/Morrinhos. A localização ocorreu após denúncias anônimas de que um grupo atuava no local fazendo a retirada dos trilhos.

Com o auxílio da Guarda de Itatinga, policiais civis começaram a percorrer o trecho da linha férrea para averiguar os pontos de retirada. Houve também a utilização de um drone para a verificação de clareiras e potenciais regiões sem os materiais. Nas proximidades da Paula Souza ocorreu a localização do trecho sem os trilhos, além de um local onde os mesmos estavam cortados e já prontos para transporte.

Policiais receberam novas informações de que um homem, que residia próximo daquele lugar, recebia dinheiro para guardar em sua residência os instrumentos utilizados no corte da linha férrea, tais como maçarico, botijão de gás e cilindro de oxigênio.

Os agentes foram até a casa para verificar os fatos. Em contato, o morador autorizou a entrada dos policiais, que encontraram os materiais utilizados pelos furtadores. No interior da residência estavam um botijão de gás, um maçarico, um cilindro de oxigênio, peças de reposição para maçarico e entre outros utensílios. Desta forma, apreenderam as ferramentas e conduziram o morador até a Delegacia de Polícia de Itatinga, onde o mesmo foi indiciado por participação no crime de furto qualificado.

A Polícia Científica foi acionada para o local, onde a equipe verificou que a metragem de trilhos subtraídas era de aproximadamente 1.600 metros, enquanto que os trilhos que ali ainda restavam somavam 300 metros, tendo estes sido apreendidos e entregues à empresa Rumo Malha Paulista S.A., responsável por aquela linha férrea.

No período da tarde, policiais civis receberam nova denúncia, dessa vez que um caminhão suspeito rondava a linha férrea. Em diligência até o local, foi encontrado o veículo suspeito, atolado às margens da ferrovia. Dois homens que estavam no local tentaram fugir pela mata, sendo que um acabou detido. Ele relatou que estavam no local para retirar caixas de abelhas. No entanto, ao ser questionado sobre equipamentos de segurança para esta atividade, entrou em contradição.

Minutos depois admitiu que estaria para a retirada dos trilhos e que, para isso, receberia R$ 200. Outra equipe policial fazia ronda pelas imediações quando visualizou três homens às margens da rodovia que dá acesso à linha férrea. Ao visualizarem a viatura, iniciaram fuga a pé. Dois dos envolvidos acabaram detidos, sendo que um escapou também pela mata.

Indagados, os homens presos admitiram que foram contratados para carregar os trilhos, que haviam sido cortados anteriormente por outra equipe. Eles receberiam R$ 200 pelos serviços. Os três homens envolvidos foram presos em flagrante pela tentativa de Furto Qualificado. Todos foram levados até o Plantão de Polícia Civil, em Botucatu, e posteriormente transferidos para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Itatinga.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php