Condenado por estupro é preso após ser identificado pela Muralha Virtual

Captura ocorreu após o mesmo passar por alguns pontos com câmeras

Da Redação

Um homem de 42 anos, condenado por estupro de vulnerável e que estava foragido da Justiça, foi preso neste sábado, 11 de fevereiro, após ser flagrado pelo sistema de monitoramento por vídeo em Botucatu, a “Muralha Virtual”.

Segundo boletim registrado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu, a captura do procurado ocorreu após o mesmo passar com um Volkswagen Gol, com placas de Pirajuí, por  alguns pontos da Cidade onde as câmeras estão instaladas. Ao verificar a placa do veículo, agentes municipais constaram que havia um mandado de prisão contra o proprietário do carro.

O Gol acabou abordado nas proximidade de um shopping center, na Vila Real. Durante vistoria pessoal, foi verificada a identidade, que correspondia às informações passadas pela central de monitoramento. Contra ele havia um mandado de prisão por crime cometido em Lençóis Paulista.

Diante das informações, o homem foi levado até o Plantão Policial, onde já foi transferido para o sistema prisional, onde está à disposição da Justiça.

Muralha identifica criminosos

Esta é a segunda prisão de procurados pela Justiça por meio da Muralha Virtual. Em 5 de janeiro, um homem condenado por estupro de vulnerável, em 2010, acabou identificado e preso pela Guarda Civil Municipal. Ele passou com o veículo por um dos pontos de vigilância, sendo que houve a identificação do proprietário do veículo e o cruzamento das informações com o sistema da Justiça.

Sistema tem investimento de R$ 5 milhões

A Muralha Virtual foi implantada em 2022, com investimento de R$ 5 milhões para operações por 60 meses. São 50 câmeras de monitoramento que serão distribuídas em 19 pontos de entrada e saída da Cidade e outros equipamentos de tecnologia, os quais irão fornecer dados como leitura das placa de veículos e que auxiliarão no trabalho das forças de segurança do Município e de compartilhamento com outras cidades.

Além das câmeras, o Consórcio também irá implantar o Centro de Operações e Inteligência (COI), onde as imagens serão monitoradas 24 horas todos os dias por guardas municipais e armazenadas para o uso policial.

As imagens geradas pela Muralha Digital permitirão o patrulhamento inteligente a partir da leitura das placas de veículos que chegam e saem da Cidade. Caso haja um alerta específico para aquele veículo, um sinal sonoro é emitido e uma viatura da GCM é acionada para verificar a situação.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php