Crea-SP fiscalizará estruturas do carnaval na região

Fiscais atuam na fiscalização de estruturas montadas em clubes, prefeituras e espaços

Da Redação

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza a Operação Carnaval em 69 municípios na região de Sorocaba. Com caráter orientativo e preventivo, a ação tem como foco assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho para garantir a segurança da população.

Nesta ação, os agentes fiscais do Crea-SP atuam identificados na fiscalização de estruturas montadas em clubes, prefeituras e espaços destinados às festas. “Nós entregamos ofícios em algumas prefeituras e locais onde há montagem de palco, contratação de geradores de energia e outros serviços para os tradicionais Carnavais de rua. Essa força-tarefa é muito importante para salvaguardar a sociedade, para que em toda obra ou serviço de engenharia exista um profissional habilitado responsável pela elaboração e execução desses serviços”, ressalta o chefe da unidade do Crea-SP em Sorocaba, Eng. André Luis Abiatti.

A operação abrange os seguintes municípios: Bofete, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Arandu, Avaré, Cerqueira César, Itaí, Paranapanema, Taquarituba, Alumínio, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Iperó, Salto de Pirapora, Sorocaba, Votorantim, Alambari, Ambatuba, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Guareí, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Piedade, Pilar do Sul, Tapiraí, Araçariguama, Ibiúna, Mairinque, São Roque, Porangaba, Quadra, Tatuí, Torre de Pedra, Barra do Turvo, Cajati, Caranéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Registro, Sete Barras, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Coronel Macedo, Guapiara, Itaberá, Itaoca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Taquarivaí e Apiaí.

Balanço de 2022

O Crea-SP encerrou o ano passado com mais de 462 mil ações de fiscalização em todo território paulista. O número representa mais um recorde histórico para o Conselho, ultrapassando a meta de 400 mil ações fiscalizatórias estabelecida para o período. Este ano, a meta é realizar 600 mil operações.

De 2015 a 2022, as fiscalizações do Conselho aumentaram cerca de 1.600%. O crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio às atividades, com pesquisas e apurações remotas, antes dos agentes fiscais irem a campo, e à adoção do modelo das forças-tarefas no Estado.

Denúncia

O Crea-SP abre canais em todas as unidades de atendimento para o registro de queixas, além do site; dos telefones 0800 017 18 11 ou 0800 770 27 32 e do e-mail: faleconosco@creasp.org.br.

São infrações à legislação profissional: a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php