Câmara abre espaço para tribuna livre sobre álcool e drogas

Sem projetos na Ordem do Dia, as outras fases da sessão transcorreram normalmente

Da Redação

O “Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo” foi o tema da Tribuna Livre da sessão ordinária desta segunda-feira, 13 de fevereiro, na Câmara de Botucatu. Comemorada em 20 de fevereiro, a data tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre os impactos que o uso de substâncias ilícitas e o álcool geram na saúde dos indivíduos e na estrutura da sociedade. O tema foi abordado por Marcos Cação, presidente da Associação A Virada, que ressaltou a importância do debate, trouxe números e respondeu questionamentos dos vereadores.

Sem projetos na Ordem do Dia, as outras fases da sessão transcorreram normalmente. No Pequeno Expediente, além da leitura de correspondências recebidas e dos projetos que deram entrada no Legislativo foram deferidos 2 votos de pesar, encaminhadas 4 indicações e o plenário aprovou 18 requerimentos e 5 moções. No Grande Expediente, todos os vereadores usaram os 10 minutos previstos no Regimento Interno para falar sobre temas livres.

Um pouco mais sobre a Tribuna Livre

Prevista no Regimento Interno, a Tribuna Livre acontece entre o Pequeno e o Grande expedientes das sessões ordinária. Na noite de 13 de fevereiro ela foi ocupada pelo presidente da Associação botucatuense A Virada, Marcos Cação. Ele ressaltou a importância de debater o tema e trouxe números sobre o uso abusivo de álcool e drogas no Brasil. Emocionado, testemunhou um pouco de sua história e de como abandonou o mundo das drogas para se dedicar à recuperação de dependentes químicos.

“O que nos trouxe aqui é uma intenção: a de estimular na cidade eventos periódicos e atividades na Semana de Conscientização, que acontece em junho, e também organizar grupos de estudo de pessoas que se dediquem a esse tema o ano todo, em parceria com o Conselho e o Fundo Municipal das Drogas. É preciso criar espaços para que as pessoas possam pedir ajuda e se sentir acolhidas, sem julgamentos, para poderem mudar de vida”, declarou.

Alguns números:

. Alcoolismo: atinge 12% da população brasileira (22 milhões). De cada 20 pessoas com mais de 18 anos, ao menos 3 fazem uso abusivo do álcool.

. Drogas: em 2021, o SUS registrou 400 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas.

SERVIÇO

Em funcionamento em Botucatu desde 2021, a Associação A Virada é uma casa de apoio que acolhe e assiste familiares e dependentes químicos que desejam trilhar o caminho de recuperação. De segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas a entidade oferece atividades com assistente social, coach, personal trainer, laborterapia, atendimento individual e coletivo e disponibiliza estrutura para banho, alimentação e até roupas. A Virada também encaminha dependentes para internação em clínicas e espaços de reabilitação.

Quem quiser colaborar pode se tornar sócio da entidade, colaborando mensalmente com o valor que desejar.

Contato:

Telefones: (14) 3815.9936 e (14) 99831.7671

Visconde do Rio Branco, 12.