Iniciativa estará com inscrições abertas a partir de 15 de março
Da Redação
O Projeto Trilha – Casa da Natureza, tradicional programa de extensão universitária voltado para a educação ambiental, mantido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, vai retomar suas atividades a partir do mês de março.
As atividades de educação ambiental nas trilhas da Fazenda Experimental Lageado e na Casa da Natureza promovidas pelo Projeto Trilha possuem como público alvo estudantes do Ensino Fundamental I, mas estão disponíveis para grupos organizados de pessoas de qualquer idade, mediante agendamento prévio.
O Projeto estará com inscrições abertas a partir de 15 de março de 2023 As visitações acontecerão às quartas-feiras, no período da manhã ou à tarde. Para agendar a visita, é necessário entrar em contato com o Projeto Trilha pelo e-mail projetotrilha.unespfca@gmail.com .
Atualmente, o projeto oferece duas possibilidades em função do público-alvo, a Trilha das Crianças e a Trilha Ecológica, que trabalham com a exploração dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar). As atividades nas trilhas privilegiam a sensibilização e conscientização dos participantes com relação ao meio ambiente.
Na Trilha Ecológica, de maior extensão, á possível explorar também aspectos históricos e uma bela paisagem, além de visitar locais singulares como o Coração da Floresta e o Vale das Borboletas.
Histórico
O Projeto Trilha foi idealizado pelo professor Valdemir Antonio Rodrigues, com o objetivo de estimular e promover a educação ambiental junto às escolas municipais e estaduais de Botucatu. Suas atividades começaram em 1998.
Desde seu início o Projeto teve o objetivo de difundir junto às crianças a importância da conservação da natureza e o sentimento de pertencimento, sendo um importante espaço de interação da sociedade e o ambiente universitário.
Atualmente, o Projeto Trilha é coordenado pela professora Renata Cristina Batista Fonseca e compõe a Rede Casa da Natureza (RCN). A RCN é coordenada pela professora Renata juntamente com a professora Maria de Lourdes Spazziani, do Instituto de Biociências da Unesp.
A RCN foi construída a partir da ação coletiva dos projetos Clube da Mata, Projeto Trilha, Passarinhando, PET – Engenharia Florestal, Kayrú, Arboricatu, além de instituições como o Instituto FloraVida, Instituto Itapoty e a gestão do Perímetro Botucatu da Área de Proteção Ambiental (APA) Corumbataí-Botucatu-Tejupá.
A missão da RCN é aproximar e fortalecer a criação de futuros projetos, sendo fundamental para a reaproximação de crianças, jovens e adultos dos temas relativos à conservação da natureza, fomentando a criação de relações socioambientais. As Trilhas Interpretativas do Lageado, tanto a das Crianças quanto a Ecológica, assim como a própria Casa da Natureza, são consideradas espaços educativos, essenciais à promoção de melhores relações entre seres humanos e natureza.
O Projeto Trilha – Casa da Natureza recebe auxílio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp – PROEUC e tem o apoio da Residência em Recursos Naturais das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão – FEPE da FCA/Unesp.