Prof. Renate Sakate recebe Prêmio “Mulheres que Fazem a Unesp”

Prêmio é estabelecido pelas Pró-reitorias de Pesquisa e de Pós-graduação

Da Redação

Em cerimônia on line realizada no dia 05 de abril, a professora Renate Krause Sakate do Departamento de Proteção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu o prêmio “Mulheres que Fazem a Unesp” na categoria Ciências Agrárias.

Pelo segundo ano consecutivo, a Unesp, reconhecendo a importância e a força das mulheres na ciência premiou as cientistas nas grandes áreas do conhecimento, as servidoras das áreas técnicas-administrativas e alunas de graduação, pós-graduação e pós-doutorado da Universidade. O prêmio “Mulheres que fazem a Unesp”, é estabelecido pelas Pró-reitorias de Pesquisa e de Pós-graduação.

A solenidade teve a participação da vice-reitora da Unesp, professora Maysa Furlan, além dos professores Edson Cochieri Botelho, pró-reitor de Pesquisa; Maria Valnice Boldrin, pró-reitora de Pós-Graduação; Leonardo Lemos de Souza, coordenador de Ações Afirmativa, Diversidade e Equidade. A servidora Monica Régis, integrante e representante do grupo de trabalho Unesp Mulheres também participou da cerimônia.

Fazendo uma saudação especial às premiadas, a professora Maysa Furlan declarou: “É evidente a crescente participação das mulheres no crescimento científico. Em muitas áreas, elas já são maioria e avançam para uma participação efetiva na carreira acadêmica, com muita força e muita competência. Queridas mulheres homenageadas, vocês fazem a diferença na nossa universidade. Continuem avançando, derrubando barreiras, assumindo postos de liderança e comando e inspirem novas gerações”.

Ao ser anunciada como premiada pela vice-reitora da Unesp, a professora Renate declarou: “É uma honra muito grande receber essa homenagem. Eu agradeço à Unesp por esse reconhecimento da atuação das mulheres na ciência. Parabenizo todas as premiadas e também todas as mulheres da Unesp. A mensagem que eu gostaria de passar para quem está começando é que nós não crescemos sozinhos. Agradeço a Deus e à minha família pelo apoio incondicional durante esses anos de trabalho. Agradeço à FCA onde fiz minha graduação em Engenharia Agronômica e onde exerço minhas atividades profissionais, a todos os meus colegas do Departamento de Proteção Vegetal e um agradecimento especial in memoriam ao professor Marcelo Agenor Pavan, com quem eu trabalhei por tantos anos e a todos os meus mestres e meus orientados”.

Trajetória

Renate Krause Sakate é graduada em Agronomia pela FCA/Unesp, com Doutorado-sanduíche em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e Institut National de la Recherche Agronomique, INRA-Bordeaux, França. Livre Docente em Virologia Vegetal pela FCA/Unesp. Foi presidente da Comissão Interna de Biossegurança da FCA gestão 2012 a 2016 . Vice-Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Proteção de Plantas de Janeiro 2013 a 2017. Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa da FCA/Unesp (2014-2015 e 2015-2016).Vice-chefe do Departamento Proteção Vegetal (gestão 2015-2016). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Agronomia área de concentração em Proteção de Plantas (nota 6 CAPES) mandato junho de 2017 a maio de 2021.

Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Agronomica área de concentração em Proteção de Plantas (nota 6 CAPES) mandato junho de 2021 a maio de 2024.Tem experiência em Fitopatologia/Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: viroses de hortaliças, vírus transmitidos por mosca-branca (Bemisia tabaci) e técnicas moleculares de caracterização e detecção de fitopatógenos. Atualmente encontra-se realizando estágio sabático na Oklahoma State University, Stillwater, EUA sob supervisão do professor Francisco Ochoa-Corona. (Fonte: Currículo Lattes)

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php