Eliana Cyrino é nova professora titular da Unesp Botucatu

Docente atua na graduação, Residência Médica e Multiprofissional e na Pós-Graduação

Da Redação

A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) conta com mais uma professora titular em seus quadros. Em concurso realizado na sexta-feira, 31 de março, a Professora Associada Eliana Goldfarb Cyrino foi aprovada para a nova titulação. A docente atuará no conjunto de disciplinas Interação Universidade Serviços Comunidade (IUSC) I,II e III junto ao Departamento de Saúde Pública.  

A banca examinadora foi composta pela Professora Titular Tamara Beres Lederer Goldberg (Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP), Professor Titular José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP), Professor Titular Gastão Wagner de Sousa Campos (Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP), Professora Titular Edna Regina Silva Pereira (Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás-FM/UFG) e a Professora Titular Gardenia da Silva Abbad (Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – IP/UNB).

A Sala da Congregação recebeu grande público para acompanhar as duas fases do concurso. Pela manhã, a prova didática versou sobre o tema “Estudo de narrativas e suas potencialidades na formação em saúde”, onde a professora falou da importância da ampliação do diálogo entre os profissionais de saúde, pacientes e familiares. “Construir um diálogo onde os profissionais de saúde aprendam a ouvir mais os seus pacientes e entender o que eles estão trazendo. Entender que a perspectiva de quem tem um problema, um sofrimento, muitas vezes não é mesma perspectiva de quem realiza o atendimento. Trouxe essa questão na tentativa de ampliar esse diálogo e essa relação que nem sempre é dialógica ou horizontal”, explica.

No período da tarde, a sabatina dos integrantes da banca durou cerca de quatro horas. O anúncio da aprovação com a nota máxima (10) foi feito pela Professora Titular Maria Cristina Pereira Lima, diretora da FMB, seguido de aplausos pelos presentes na Sala da Congregação. Ao alcançar o topo da carreira acadêmica, Eliana dedica a conquista à Unesp, que lhe possibilitou compor o quadro de docentes da Faculdade de Medicina e agradeceu aos componentes da banca e a todos que estiveram ao seu lado nesse momento todo especial.

“Acredito que daqui pra frente a tarefa maior será estar sempre muito envolvida com as questões da universidade, pensar a Unesp, pensar a Faculdade de Medicina e trabalhar para o desenvolvimento e o crescimento da nossa instituição. E pensar também os processos maiores do país, como a defesa da democracia, do SUS e da saúde da população”, declarou.

Trajetória acadêmica da professora

Eliana Goldfarb Cyrino possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. Fez Residência em Medicina Preventiva e Social na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/ UNESP). É mestra em Medicina Preventiva e Social pela Faculdade de Medicina da USP e em Educação para Profissionais de Saúde, na University of Illinois, Chicago, EUA. Doutora em Pediatria pela FMB/UNESP.

 Professora Associada do Departamento de Saúde Pública da FMB, atua na graduação em Medicina, Enfermagem e Nutrição, Residência Médica e Multiprofissional e na Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Mestrado Profissional em Saúde da Família.

Compõe o Grupo de Mulheres do Jardim Peabirú, articulando saúde à educação popular. Editora Associada da Revista Interface-Comunicação, Saúde e Educação. De 2013 à 2015, trabalhou na Secretaria de Gestão e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde como coordenadora geral de ações estratégicas da educação na saúde e como diretora de programas priorizando a formação universitária na saúde comprometida com o desenvolvimento do SUS e a valorização do ensino público. Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Educação Médica, gestão 2020-2022. É supervisora do Centro de Saúde Escola de Botucatu.