Alunos conheceram estrutura da madeira e aprender sobre sua função nas plantas e seus usos
Da Redação
Nesse mês de abril, a Xiloteca “Profa. Dra. Maria Aparecida Mourão Brasil” da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu a visita de alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola privada. Eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto a estrutura da madeira e aprender sobre sua função nas plantas e seus usos pelas pessoas.
A visita foi guiada por André C. Lima, que atualmente desenvolve seu pós-doutorado supervisionado pela professora Carmen Marcati, docente responsável pelo Laboratório de Anatomia da Madeira do Departamento de Ciência Florestal, Solos e Ambiente da FCA/Unesp. O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma experiência única e enriquecedora, na qual puderam aprender sobre a diversidade de cores, texturas, densidades e até mesmo odores de diferentes tipos de madeira.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de analisar de perto a estrutura da madeira, observando as células que a compõem sob lupa de mão e sob o microscópio óptico. Eles também conheceram a organização de uma coleção biológica e tiveram contato com um laboratório onde pesquisas científicas são realizadas.
De acordo com o André C. Lima, a visita foi muito importante para conscientizar as crianças sobre a importância das plantas na vida das pessoas e no meio ambiente. “É fundamental que desde cedo as crianças aprendam sobre a importância das plantas para a nossa sociedade e para a preservação do meio ambiente, sendo a madeira um porção essencial das plantas que formam nossas florestas e o nosso cerrado”, afirma o pesquisador.
A Xiloteca “Profa. Dra. Maria Aparecida Mourão Brasil” abriga cerca de 2.500 amostras de madeira de diferentes espécies de árvores, arbustos e lianas. A coleção é utilizada para fins de pesquisa e ensino.