O requerimento, assinado pelos vereadores foi encaminhado ao Prefeito Mário Pardini
Da Redação
O acompanhamento das linhas do transporte coletivo de Botucatu via Sistema de Posicionamento Global (GPS) pode ser a solução para maior eficiência do serviço. Essa é a proposta da Câmara dos Vereadores de Botucatu, endossada pelos legisladores Lelo Pagani (PSDB), Alessandra Lucchesi (PSDB), Cula (PSDB) e Rodrigo Palhinha (União).
O serviço, que ofereceria localização em tempo real dos veículos, seria uma alternativa para coibir ou solucionar atrasos nos itinerários, bem como apresentar aos motoristas soluções em casos de interdições das vias. Da mesma forma, os usuários do serviço poderiam acompanhar a aproximação dos veículos dos pontos de embarque, com informações sobre o tempo de espera do coletivo.
“A tecnologia está aí para ajudar a população e tornar mais efetivos os serviços públicos. Acreditamos que a melhor utilização desse sistema de monitoramento seria através de um aplicativo via celular, em que os usuários do transporte coletivo tivessem acesso rápido e fácil”, afirmou o vereador Lelo Pagani, um dos autores da matéria.
O requerimento, assinado pelos vereadores foi encaminhado ao Prefeito Mário Pardini.
Apps em uso – Em Palmas, no Tocantins, os usuários do transporte coletivo já contam com essa tecnologia. Por meio do aplicativo, é possível acompanhar o itinerário dos ônibus e ser avisado quando o veículo está chegando ao ponto. A ferramenta permite também que pessoas com deficiência visual acionem o comando de voz para serem avisadas sobre a previsão do tempo de chegada ao ponto de destino. O aplicativo, denominado Cittamobi, foi lançado pela prefeitura.