AME é uma unidade de alta resolutividade que oferece consultas e pequenas cirurgias
Da Redação
A Organização Social de Saúde Santa Casa de Assis realizou, na última quinta-feira, 11 de maio, solenidade para marcar o início de sua gestão no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Botucatu.
Desde 2013 a OSS Santa Casa de Assis é responsável pelo gerenciamento do AME de Assis e foi a unidade gestora do AME Ourinhos entre 2017 a 2022 e, em meados de março deste ano, assumiu mais um desafio: a gestão do AME de Botucatu, importante referência SUS para 25 municípios das regiões de Jaú e do Pólo Cuesta.
O AME Botucatu é uma unidade ambulatorial de alta resolutividade que oferece consultas com especialistas, exames e pequenas cirurgias. Com sua grande relevância regional, a unidade é essencial para a saúde da população das cidades referenciadas: Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Boraceia, Brotas, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Jaú, Mineiros do Tietê, Torrinha, Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Laranjal Paulista, Pardinho, Pereiras, Porangaba, Pratania, São Manuel e Torre de Pedra.
A cerimônia reuniu funcionários e médicos da Unidade, Prefeitos, Vice Prefeitos, Diretores e Secretários Municipais de Saúde e demais gestores dos municípios referenciados, além de representantes da DRS VI de Bauru e profissionais da imprensa.
Uma benção ecumênica abriu o encontro, com a presença gentil do Padre Milton José Perretti e da Pastora Eveli Cristina Varoto Oliveira. Na sequência, falaram sobre a importância da Santa Casa de Assis assumir a gestão do AME Botucatu, a Coordenadora Administrativa Arlene Maria da Silva e a Gerente de Serviços Ambulatoriais Andréia Camargo Souza. Também falaram, representando a Diretoria Regional de Saúde (DRS VI) de Bauru, a articuladora Angela Maria Fogueiral e representando o prefeito Mário Pardini e o Secretário de Saúde de Botucatu, a secretária adjunta Valéria Maria Lopes Manduca Ferreira.
O evento também contou com a participação da Diretora de Relações Públicas e Ações Comunitárias Ana Rosa Girardi e dos Coordenadores da OSS da Santa Casa de Assis.
A Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, Provedora da Santa Casa de Assis, encerrou as falas destacando a união de esforços e diálogo com os municípios para que a qualidade dos atendimentos seja de excelência:
“Assumir a gestão do AME Botucatu é um desafio que enfrentamos com muito entusiasmo, seriedade e união. Somente juntos é possível oferecer um atendimento de qualidade e excelência aos usuários SUS de toda região assistida. Por isso, a Santa Casa de Assis está empenhada em trabalhar de forma integrada, otimizando processos, valorizando as equipes e buscando sempre a melhoria contínua, para que os resultados sejam ainda melhores e mais satisfatórios para todos. Que Deus abençoe a todos neste ciclo que, tenho certeza, será de muitas realizações e ótimos resultados”, disse.
Também na manhã do dia 11, a Provedora juntamente com a Diretora de Relações Públicas e Ações Comunitárias, da Gerente de Serviços Ambulatoriais e da Coordenadora Administrativa se reuniram com o Prefeito e com o Secretário de Saúde Botucatu, para tratar do início da gestão do AME pela OSS e também de melhorias no acesso ao Ambulatório.
Entre os principais resultados na gestão dos AME’s estão, o cumprimento das metas, a otimização e a melhoria de processo a partir da experiência do usuário SUS, a valorização do Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU/Ouvidoria e o desenvolvimento humano e profissional de suas equipes, pautado em respeito, ética, justiça e amor ao próximo.