Entre as atividades, houve espaço para o Projeto de Extensão Passarinhando
Da Redação
A EMEFI Hernani Donatto, realizou uma série de atividades na quarta-feira, 7 de junho, em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5. Entre as atividades, houve espaço para o Projeto de Extensão Passarinhando, do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, que restaurou a Trilha da Ibiaçá para a observação de aves e instalou placas sinalizadoras. A Secretaria do Verde, que soma esforços, anunciou o cercamento da nascente ao lado da escola.
O evento teve a presença de alunos do Colégio Embraer “Casimiro Montenegro Filho”, o mais novo parceiro do Projeto Passarinhando, que também está interessado na observação de aves e na conservação do Cerrado.
Os alunos da EMEFI Hernani Donato dos 5º anos fizeram apresentações teatrais sobre o tema da água, enaltecendo a importância da Nascente Ibiaçá e da trilha ecológica. Depois os alunos do 4º ano fizeram uma passarinhada com os estudantes do Colégio Embraer pelas três trilhas da escola e no comedouro, tendo registrado 26 espécies.
Participaram e prestigiaram do evento, a Secretária Municipal de Educação, Claudia Gabriel, o Secretário do Verde, Fillipe Martins, a coordenadora do projeto de Extensão Passarinhando, Silvia Mitiko Nishida, a diretora da Escola Hernani Donato Eunice Pedro dos Santos, a educadora Cristina Mattos, a técnica de ensino do Colégio Embraer Bárbara Fernandes, a ex-diretora da escola Cátia Sardinha, a Professora Roseli Kraus (5º ano) e o Professor Vinicius Nunes (4º ano), além de funcionários da escola.
“Atividades de educação ambiental à céu aberto como as de hoje, desenvolvem e fortalecem nos alunos a consciência e o compromisso sobre sustentabilidade e o cuidado que devemos ter com o meio ambiente. Tenho certeza que gerarão frutos importantes não só aqui na escola, mas também em casa e na comunidade do entorno escolar. Essa escola é muito privilegiada, pois além de uma nascente próxima, tem o fragmento de cerrado Floresta Estadual de Botucatu (FEB) como sala de aula de Ciências”, afirmou a Profª Silvia Nishida.
As atividades contaram ainda com a apresentação de uma canção composta por uma ex-professora da escola, um cordel e uma peça de teatro por alunos do 5º ano sobre a importância de economizar água, e o plantio de mudas nativas e atrativas de aves, doadas pela Secretaria do Verde e pelo Passarinhando.
O projeto de extensão Passarinhando, que faz parte do Laboratório de Etologia do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biociências, atua com crianças do Ensino Fundamental e Médio, com o objetivo de repassar por meio da observação de aves, sua importância ecologia em áreas verdes da Cidade e nas unidades de conservação.
Confira tudo sobre o projeto na página do Instagram @passarinhando.botucatu e no site passarinhando.com.