Laboratório de Habilidades da Unesp Botucatu passa por modernização

Principal aquisição foi um simulador de paciente adulto CAE Apollo de alta fidelidade

Da Redação

A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) entregou oficialmente no dia 13 de julho as novas instalações da sala de simulação do Laboratório de Habilidades (LABHAB). Os investimentos, viabilizados com recursos do edital Unesp Presente e da Reitoria da Unesp, incluem aquisição de equipamentos e manequins para treinamento, além de liderança no prédio que funciona ao lado da Casa do Servidor, no campus de Rubião Júnior.

A principal novidade foi a aquisição de um simulador de paciente adulto CAE Apollo de alta fidelidade. Com respostas fisiológicas realistas e recursos como exercícios controlados, pulsos, sangramentos e secreções, o manequim permite a simulação de situações básicas como surtos de pressão alta, ASA e febre. Permite o treinamento de controle dos sinais resistentes de um paciente em cenários críticos variados e situações mais complexas de emergência, que proporcionam grande estresse e rápida tomada de decisão.

O projeto que resultou na aquisição do simulador de alta fidelidade foi elaborado e conduzido pelos docentes Professor Associado Marcos Ferreira Minicucci, Professora Associada Paula S. Azevedo Gaiolla e Professor Doutor Walnei Fernandes Barbosa, do Departamento de Clínica Médica da FMB. O equipamento será utilizado na capacitação de estudantes de medicina e enfermagem nos anos finais de sua formação, além de residentes. Esse novo simulador traz para o LABHAH da FMB o que há de mais moderno e atende uma das grandes demandas do ensino da medicina: oferecer aos estudantes a possibilidade de aprender técnicas e praticar procedimentos sem colocar em risco a saúde dos pacientes.

O equipamento será utilizado na capacitação de estudantes de medicina e enfermagem nos anos finais de sua formação, além de residentes. Esse novo simulador traz para o LABHAH da FMB o que há de mais moderno e atende uma das grandes demandas do ensino da medicina: oferecer aos alunos a possibilidade de aprender técnicas e praticar procedimentos sem colocar em risco a saúde dos pacientes.

Participaram do ato da diretora professora Maria Cristina Pereira Lima; a vice-diretora professora Jacqueline Costa Teixeira Caramori; o diretor eleito da FMB, professor Carlos Magno Fortaleza; a coordenadora do laboratório, professora Marla Andreia Garcia de Ávila; a vice-coordenadora, Professora Cristina Maria Garcia de Lima Parada; a diretora de assistência à Saúde do Hospital das Clínicas da FMB, Professora Silke Anna Webber; o Dr. Edson Luiz Favero Junior, coordenador do Pronto Socorro Referenciado (PSR) e do Time de Resposta Rápida (TRR) do HCFMB, além das enfermeiras Maria Zoe Turchiari de Mello e Maria Solange de Castro Ferreira, que integram a equipe técnica do LABHAB .

Laboratório de Habilidades

Em 1989, com a criação do Curso de Enfermagem, a FMB estruturou um laboratório para treinamento dos alunos da escola, que funcionava numa pequena área do Hospital das Clínicas. Em 2012, foram inauguradas suas novas instalações, junto a Casa do Servidor, onde funciona atualmente. O Laboratório de Habilidades “Arion Caio Paulino” ocupa uma área de pouco mais de 500 metros quadrados e conta com diversos ambientes: hall de entrada, almoxarifado, enfermaria, emoções e salas de aula multiuso.

Busca capacitar os alunos dos cursos de iniciação em enfermagem e medicina, auxiliando no processo de assimilação e execução de técnicas específicas, em manequins e que posteriormente serão atendidos nos pacientes. Também oferece infraestrutura para cursos, treinamentos, workshops voltados para a internação médica e de enfermagem, residência médica, residência multiprofissional e aprimoramento.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!