Professor da Unesp Botucatu recebe honraria importante nos EUA
Cooke é graduado em Zootecnia pela FMVZ/Unesp em 2003
Da Redação
O professor Reinaldo Fernandes Cooke, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, e Professor Titular do Departamento de Ciência Animal da Texas A&M University (EUA) recebeu uma importante distinção em sua carreira. Ele foi nomeado “Endowned Burkhart Professor” para pesquisa em gado de corte, o que se traduz em reconhecimento significativo e também em apoio ao seu trabalho como pesquisador.

A cátedra Burkhart (Burkhart Professorship) foi estabelecida para apoiar um especialista de destaque, membro do corpo docente universitário, em seus esforços na área de pesquisa, no caso, aquelas voltadas para os sistemas integrados de bovinos de corte no Texas A&M College of Agriculture and Life Sciences. A cátedra é uma doação do espólio Burkhart, em nome de Harry Burkhart III, para apoiar a pesquisa de gado. Essas modalidades de apoio a pesquisadores, por meio de doações feitas por grupos, como no caso a família Burkhart, são relativamente comuns nos Estados Unidos.
Cooke é graduado em Zootecnia pela FMVZ/Unesp em 2003. Cursou o mestrado e o doutorado na University of Florida, sob orientação do professor John D. Arthington. É um especialista na área de bovino de corte. No Programa de Pós-graduação em Zootecnia da FMVZ ele é responsável pelas disciplinas “Manejo produtivo de fêmeas bovinas” e “Programando SAS® para análise de experimentos zootécnicos”, juntamente com o professor José Luiz Moraes Vasconcelos”.
“Parabéns ao Dr. Cooke por receber esta merecida honra”, disse Andy Herring, chefe interino do departamento de Ciência Animal. “Esta doação expande as oportunidades para o compromisso de longa data de nosso departamento com nossa indústria de gado de corte”.
O reconhecimento a Cooke é a consagração de sua extensa colaboração com o ex-chefe do Departamento de Ciência Animal, G. Cliff Lamb, agora diretor da Texas A&M AgriLife Research, que financia agricultura, ciências biológicas e pesquisa de recursos naturais na faculdade.
“Estamos entusiasmados em ver esta cátedra se concretizar e estamos orgulhosos de ter um cientista do calibre e impacto do Dr. Cooke servindo como nosso primeiro “Endowned Burkhart Professor” para pesquisa de gado de corte”, comentou Lamb. “Suas contribuições científicas conquistaram e continuarão conquistando reconhecimento nacional e internacional na pesquisa com bovinos de corte”.
“Ser reconhecido como Endowned Professor é uma honra para qualquer membro do corpo docente”, afirmou Cooke. “É um ponto alto da minha carreira, algo que busquei, e uma grande honra para mim como pesquisador”.
Cooke declarou que aproveitará a oportunidade para reunir pesquisas que integram todos os aspectos em sistemas de cria. Os recursos também serão usados para apoiar a pesquisa de estudantes de pós-graduação, promovendo a educação de futuros profissionais da indústria de carne bovina, ao mesmo tempo em que promove a excelência da Texas A&M University em treinamento de pós-graduação. “Sistemas de cria constituem a base da indústria de carne bovina dos EUA, portanto, ter esse apoio é uma grande oportunidade para construir colaborações, combinar nosso conhecimento e desenvolver sistemas de gerenciamento novos e integrados para produtores”.
Cooke afirmou ainda que planeja usar os recursos da cátedra Burkhart para gerar e fortalecer os resultados da pesquisa que podem ser prontamente aproveitados para produtores comerciais e usados como fontes de dados preliminares para programas de subsídios federais e internacionais.
Construindo reputação internacional
Cooke coordena dois projetos ativos do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e do Instituto Nacional de Alimentos e Agricultura (NIFA), específicos para sistemas de cria. Ele também dirige um projeto USDA-NIFA focado em treinamento de pós-graduação em gerenciamento dos sistemas de cria.
Os resultados de suas pesquisas resultaram em quase 200 convites para falar em eventos nacionais e internacionais, em países como o Brasil, Canadá, França, Rússia, Croácia, Itália, Romênia, Alemanha, Argentina, França, México e Portugal.
Já considerado um líder global em seu campo de atuação, Cooke disse que receber a cátedra Burkhart para pesquisa de gado de corte aumentará o reconhecimento de suas contribuições acadêmicas e da Texas A&M nacional e internacionalmente.
As pesquisas que desenvolvem visam o aumento da eficiência em sistemas de cria e são excepcionalmente abrangentes, pois integram conceitos nutricionais, reprodutivos, de saúde e comportamentais para abordar todas as categorias dentro do ciclo de produção. Suas pesquisas também avaliam como as intervenções afetam o gado em sistemas de confinamento, promovendo a integração do ciclo da carne bovina em direção à produção eficiente e de alta qualidade.
Desde que ingressou na Texas A&M University em 2017, Cooke publicou uma média de 17 artigos de periódicos por ano. Além disso, ele atua como coordenador da “44 Farms International Beef Cattle Academy”, um programa exclusivo de imersão em educação avançada de gado de corte oferecido pela Texas A&M University para desenvolver líderes da indústria de carne bovina para amanhã em todo o mundo.
Reconhecimento
Cooke atuou como membro eleito da Equipe Nacional de Liderança em Reprodução de Carne Bovina e co-presidiu o Western Beef Resource Committee, que são grupos multiestaduais focados em pesquisas e iniciativas educacionais.
Ele atua como editor de seção do Journal of Animal Science e como presidente da American Society of Animal Science, ASAS, Western Section. Ele recebeu vários prêmios de prestígio, incluindo o Animal Growth and Development Award em 2021, o ASAS Animal Management Award em 2020, o ASAS Early Career Achievement Award em 2018, o ASAS – Western Section Extension Award em 2017 e o ASAS – Western Section Young Scientist Prêmio em 2016. Cooke também recebeu o Prêmio do Vice-Chanceler em Excelência – Envolvimento Internacional este ano e o Prêmio de Realização Excepcional do Reitor da Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida por Impacto Internacional em 2021.
Ele atua também como editor de seção do Journal of Animal Science e como presidente da American Society of Animal Science (ASAS). Cooke recebeu vários prêmios de prestígio, incluindo o Animal Growth and Development Award em 2021, o ASAS Animal Management Award em 2020, o ASAS Early Career Achievement Award em 2018, o ASAS – Western Section Extension Award em 2017 e o ASAS – Western Section Young Scientist Prêmio em 2016. Em 2023, Cooke recebeu o Prêmio do Vice-Chanceler em Excelência – Envolvimento Internacional e, em 2021, o Prêmio de Realização Excepcional do Reitor da Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida por Impacto Internacional.