HC de Botucatu realizou 3,5 milhões de atendimentos em 2022

Relatório tem como finalidade divulgar a assistência hospitalar pública prestada à população 

Da Redação

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) divulgou o levantamento anual que integra a base de dados do Painel da Saúde. O relatório tem como finalidade divulgar a assistência hospitalar pública prestada à população paulista.

Entre janeiro e dezembro de 2022, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou 3.723.995 (três milhões setecentos e vinte e três mil novecentos e noventa e cinco) atendimentos, entre ambulatoriais, urgência, emergência, consultas e exames, ficando em segundo lugar em relação aos hospitais universitários do Estado de São Paulo com maior número de atendimentos.

Em 2022, o HCFMB contabilizou 25.901 internações, a segunda maior entre todos os hospitais universitários do Estado, ficando atrás apenas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), que contabilizou 58.159 internações.

Para o Superintendente do HCFMB durante a gestão 2017-2022, Dr. André Balbi, os números reforçam a essência do trabalho de planejamento, organização e avaliações constantes. “Sempre acreditei que a assistência fosse o carro-chefe do Hospital. Essa evolução é resultado de competência e o comprometimento de nossas equipes, que transformaram a realidade do hospital nos últimos anos”, diz.

O atual Superintendente do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho (Zeca), afirma que a política de investimentos implementada desde a autarquização e o engajamento dos profissionais de saúde tem permitido verificar os crescentes números do Serviço. “O HC de Botucatu tem crescido de forma estável nos últimos anos. Isso é motivo de orgulho para todos nós”, salienta.

“É inegável que a demanda no SUS aumenta diariamente. Nosso papel tem sido encontrar caminhos e alternativas com toda equipe assistencial, administrativa e o Estado para lidar com os desafios atuais. Estamos conseguindo bons resultados”, frisa o Chefe de Gabinete do HCFMB, Dr. João Henrique Castro.

Dia após dia, o HCFMB busca sempre aprimorar sua assistência.  “A cada atendimento, o Hospital prioriza o respeito pela dignidade do paciente, além da promoção das boas práticas profissionais. Continuaremos trabalhando para que esse número aumente a cada ano”, afirma a Diretora de Assistência, Dra. Silke Weber.

Com atualização semestral, os dados permitem ao interessado conhecer o desempenho hospitalar e ambulatorial de cada unidade, bem como os recursos utilizados que incluem disponibilidade de leitos, equipamentos, recursos humanos e, no caso de hospitais estaduais, recursos financeiros. A interface com os dados e informações pode ser acessada pela internet através do link http://www.tce.sp.gov.br/paineldasaude.

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