Botucatu é a 2ª cidade mais segura do Brasil

Estudo leva em conta cidades acima dos 100 mil habitantes

Da Redação

Botucatu é a segunda cidade mais segura do País de acordo com o Ranking do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A cidade ficou atrás apenas de Jaraguá do Sul, cidade de Santa Catarina.

Confira o ranking das dez cidades mais seguras do Brasil:

1º – Jaraguá do Sul – SC

2º – Botucatu – SP

3º – Brusque – SC

4º – São Caetano do Sul – SP

5º – Indaiatuba – SP

6º – Criciúma – SC

7º – Santa Bárbara d’Oeste – SP

8º – Salto – SP

9º – Atibaia – SP

10º – Itapetininga – SP

O estudo leva em conta cidades acima dos 100 mil habitantes na categoria Mortes Violentas Intencionais (MVI) que corresponde à soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço.

O ranking utiliza como metodologia a base de dados o ano de 2022 das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Botucatu registrou 101 casos de tráfico de entorpecentes, 22 ocorrências de armas de fogo apreendidas, 52 veículos recuperados. As forças de segurança prenderam 591 pessoas, sendo 426 por mandados expedidos pela Justiça.

Ainda houve o registro de 3 homicídios dolosos, 11 homicídios culposos por acidente de trânsito, dez tentativas de homicídio, um latrocínio, doze casos de estupro e 63 estupros de vulneráveis.

Quanto a crimes contra o patrimônio, a Secretaria da Segurança pública aponta que foram 60 roubos e sete roubos a veículos e 75 furtos a veículos. Quanto a furtos em geral, Botucatu teve a ocorrência de 1.404 casos no ano passado.

Investimento em Segurança pública 

Nos últimos anos Botucatu tem feito investimentos robustos em segurança pública. A Secretaria de Segurança adquiriu novas viaturas, armamento, munições e coletes, além de implantar a Muralha Virtual.

Desde o início deste ano a Cidade é monitorada por 90 câmeras de monitoramento das principais entradas e saída, praças, vias públicas e fachadas de escolas públicas.

Destes equipamentos, mais de 50 são câmeras do modelo PTZ que tem capacidade de monitoramento 360º, com longo alcance e funcionamento 24 horas por dia. As imagens produzidas por esses equipamentos serão monitoradas pelo Centro de Operações Integradas da Muralha Virtual.

Outro investimento importante foi a contratação de novos agentes para a Guarda Civil Municipal, dobrando o efetivo pessoal. Com isso, a Cidade passa a ter um Guarda Civil Municipal para cada mil habitantes.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php