O eMillennium será base para estudos que irão mapear a performance do veículo
Da Redação
A Caio, empresa líder na fabricação de ônibus urbano no Brasil, reforça sua contribuição em prol do transporte coletivo sustentável, na cidade de Manaus, capital do Amazonas. O estado, que abriga a maior parte da Floresta Amazônica, maior bioma do planeta, recebeu na segunda-feira, 4 de setembro, o primeiro ônibus movido à propulsão elétrica, com tecnologia 100% brasileira.
O evento de entrega da primeira unidade do eMillennium contou com a presença de David Almeida, prefeito de Manaus, do vice-prefeito, Marcos Sergio Rotta, vereadores, deputados e demais autoridades políticas. Na solenidade estavam também representantes do Grupo Eucatur, que fará a operação do veículo, representantes da Caio e demais empresas parceiras.
O eMillennium entregue também será base para estudos que irão mapear a performance do veículo, que serão acompanhados pela Prefeitura Municipal de Manaus em parceria com a Universidade Federal do Amazonas.
A empresa Integração, que faz parte do Grupo Eucatur, será a responsável pela operação do eMillennium. O ônibus fará a linha 125, responsável pelo transporte dos universitários da UFAM (Universidade Federal do Amazonas). Além desse itinerário, que passa pelo centro da cidade, o ônibus também fará o transporte especial para eventos e outras oportunidades de demonstrar o modelo.
David Almeida, Prefeito de Manaus, pelo perfil de inovação que apresenta, é o idealizador da mudança da mobilidade por transporte coletivo por ônibus na capital. “O ônibus elétrico tem uma tecnologia incrível, é confortável, conta com ar condicionado e é automático, deixando de emitir 105 toneladas de dióxido de carbono por ano, no ambiente”.
O gestor municipal, complementa: “Manaus está avançando e sendo exemplo de sustentabilidade e inovação. Estamos investindo na modernização dos serviços de transporte da cidade, para servir à população com qualidade. Os novos veículos são, além de comercialmente viáveis, pela redução de custos com combustível, por exemplo, também ambiental e economicamente corretos. Serão mais 13 unidades do ônibus eMillennium adquiridos até o final de 2023 e novas unidades para 2024”.
Sobre o eMillennium
O modelo de carroceria eMillennium produzido possui 12.150 mm, com capacidade para transportar 28 passageiros sentados, com lotação total para 71 pessoas. Foi concebido exclusivamente para chassis movidos à propulsão elétrica por bateria, agregando para o transporte coletivo de passageiros o que há de mais atual em itens voltados à mobilidade sustentável. Além de não emitir gases poluentes, o ônibus é produzido com diversos itens em polímero, material 100% reciclável, que confere alta durabilidade e acabamento superior.
Possui amplo salão interno, com acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, estrutura robusta e itens modernos que garantem o conforto de todos os passageiros ao longo de todos os trajetos. Conta com poltronas totalmente estofadas, ar condicionado, sistema Wi-fi, tomadas USB, além de preparação para sistema de monitoramento, GPS, validador eletrônico.