Daniele Cataneo é aprovada em concurso para professora titular da Unesp Botucatu
Professora atua no Departamento de Cirurgia e Ortopedia
Da Redação
A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) conta com mais uma professora titular em seus quadros. Trata-se de Daniele Cristina Cataneo, aprovada em concurso público realizado nesta terça-feira, 5 de setembro, que atua junto ao Departamento de Cirurgia e Ortopedia, na disciplina de Cirurgia Torácica.
A banca examinadora foi composta pela Professora Titular Maria Aparecida Coelho de Arruda Henry (Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP), Professor Titular Luiz Eduardo Villaça Leão (Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo), Professor Titular Roberto Saad Júnior (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo), Professor Titular Fabio Biscegli Jatene (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e o Professor Titular Paulo Manuel Pego Fernandes (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
A Sala da Congregação recebeu bom público para acompanhar as duas fases do concurso. Pela manhã, a prova didática versou sobre o tema “Doenças císticas congênitas dos pulmões – diagnóstico e tratamento”. No período da tarde, a sabatina dos integrantes da banca durou quase quatro horas. O anúncio da aprovação com a nota máxima (10) foi feito pela Professora Maria Aparecida.
Daniele seguiu os passos do pai, Antonio Cataneo, referência na área de cirurgia torácica, hoje Professor Sênior do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da FMB. “Dar continuidade ao legado deixado por meu pai é uma honra e um prazer, além de uma grande responsabilidade. Espero corresponder, sendo motivo de orgulho para ele e levando o nome do nosso serviço para todo o Brasil e pelo mundo”, declarou.
Ao alcançar o topo da carreira acadêmica, Daniele se transforma na primeira cirurgiã torácica do Brasil a carregar o título de professora titular. “É uma satisfação representar a Unesp e a Faculdade de Medicina e uma honra para as mulheres da nossa especialidade alcançar essa titulação. Agradeço a todos que foram importantes em minha trajetória e dedico essa conquista aos meus pais, Marlene Lucas Cataneo e Antonio Cataneo”, comenta a docente.
Daniele Cristina Cataneo possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Fez Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Torácica na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) e Doutorado em Bases Gerais da Cirurgia (FMB/UNESP). Professora Associada do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da FMB, coordena o Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, membro da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, bolsista e assessora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e colaboradora junto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).