Início » Blog » Sob gestão da Famesp, Hospital de Base de Bauru recebe selo de qualidade
Sob gestão da Famesp, Hospital de Base de Bauru recebe selo de qualidade
O Hospital de Base de Bauru (HBB) é ligado à Secretaria de Estado da Saúde
Da Redação
O Hospital de Base de Bauru (HBB), unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar), acaba de receber o selo do Programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) – iniciativa mantida pela Associação Paulista de Medicina (APM). Esse selo tem validade de dois anos e pode ser renovado após nova visita do comitê avaliador da certificação.
O CQH é um dos programas de certificação da qualidade que pode contribuir para a excelência institucional. Ele tem adesão voluntária e o Hospital de Base fez seu primeiro projeto de qualidade em 2014, um ano após a Famesp assumir sua gestão.
É um programa que estimula a participação e a auto avaliação institucional e contém um componente educacional importante, já que incentiva a mudança de atitudes e de comportamentos nas diferentes áreas do Hospital com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar.
“A conquista deste selo é resultado de muito trabalho e empenho do grupo gestor e de toda a equipe do Hospital de Base de Bauru. Nesse período, também estamos trabalhando em busca de certificar as demais unidades sob gestão da Famesp. Afinal, nossa meta é e sempre foi oferecer serviços de saúde com padrão de qualidade”, destaca o presidente da Famesp, Antonio Rugolo Jr.
Gestão da qualidade
Os primeiros passos do Hospital de Base de Bauru em direção à gestão da qualidade foram dados ainda em 2008, no Hemonúcleo. E aquela ideia foi semeada em todo o hospital. A partir de 2013, a política da qualidade foi aplicada em toda a instituição. Na ocasião, foi criado o Núcleo de Segurança Hospitalar e, posteriormente, a Comissão de Qualidade, com a missão de melhorar, inovar e garantir melhores experiências aos pacientes.
Em 2018, houve uma reestruturação da Comissão de Qualidade e foi criado o Núcleo Estratégico da Qualidade e a Comissão Multiplicadora da Qualidade. A partir de então, foram desenvolvidos regimentos, manuais, protocolos e formulários, com capacitação das equipes e sensibilização sobre a missão, visão e valores do Hospital, além da promoção de palestras e encontros para compartilhar conhecimentos e alinhar esforços para melhorias de rotinas e serviços.
“Os resultados alcançados, após nove anos de dedicação incansável, são motivo de orgulho. Após duas avaliações do CQH, em 12/04 e 21/08, finalmente conseguimos atingir os níveis de qualidade preconizados pelo programa e acreditar o Hospital de Base de Bauru com o Selo CQH. Este é um testemunho do comprometimento de toda a equipe, da nossa resiliência diante dos desafios e da crença firme de que a busca pela melhoria contínua é um caminho sem fim”, diz o presidente da Comissão de Qualidade do HBB, Leonardo Satiro.
Hospital gestão assumida pela Famesp em 1º de janeiro de 2013
7 exemplos de mudanças em prol de pacientes
1- Elaboração e revisão de protocolos assistenciais
2 – Revisão e padronização de carrinhos de emergência
3 – Sinalização interna
4 – AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro) – grande conquista para um prédio de mais de 70 anos
5 – Revisão dos processos de controle de materiais e medicamentos
6 – Revisão do processo de gestão do prontuário do paciente
7 – Definição e análise de dados do Perfil Epidemiológico
Referência em trauma para 38 municípios
O Hospital de Base de Bauru (HBB) foi fundado em 21 de janeiro de 1951 e teve a gestão assumida pela Famesp em 1º de janeiro de 2013. É um hospital ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e sua característica é de Hospital Geral de referência em Trauma (urgência e emergência), abrangendo pacientes de 38 municípios que integram o Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI). Possui um Hemonúcleo regional e Serviço de Hemodiálise. Oferece, atualmente, 15 especialidades médicas e tem, ao todo,169 leitos, 28 deles de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).