Ao longo dos três dias de Ação, foram oferecidos atendimentos de vacinação e orientações
Da Redação
De 12 a 14 de setembro, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp e a Prefeitura Municipal de Botucatu promoveram a 2ª Ação de Saúde Pública Veterinária de 2023, na Praça Edgard Carone, ao lado da Unidade Básica de Saúde Real Park, voltada para a população do Jardim Continental.
Ao todo foram atendidos 700 tutores de cães e gatos, sendo 500 recebendo vacinação e 200 orientações ou consultas para tirar dúvidas. Ao longo dos três dias de Ação, foram oferecidos atendimentos de vacinação contra a raiva; cadastro para castração; coleta de sangue para o diagnóstico de doenças, entre elas a leishmaniose; microchipagem; orientações sobre benefícios da castração, vermifugação, vacinações, bem-estar dentre outros temas, além de informações sobre cuidados com a dengue, escorpiões, febre maculosa, raiva e outras doenças de transmissão de animais para pessoas.
A Ação de Saúde Pública Veterinária contou com mais de 70 participantes, dentre alunos do quarto ano do curso de Medicina Veterinária da FMVZ/Unesp, na disciplina de Planejamento de Saúde Animal e Saúde Pública Veterinária, estagiários, residentes, médicos-veterinários do Canil Municipal e Agentes da Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura, distribuídos por seis ilhas de atendimentos ao público.
O coordenador da Ação pela FMVZ é o Prof. Titular José Rafael Modolo e a vice- coordenadora, a Profa. Dra. substituta Marianna V. Rodrigues. Pela Prefeitura, a coordenação é de Valdinei Moraes Campanucci da Silva, supervisor da Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu.