Audiência pública na Câmara de Botucatu debate prevenção ao suicídio

Evento objetivou dialogar sobre o tema e alertar a população a respeito dessa realidade

Da Redação

A Câmara de Botucatu, por meio de sua Comissão de Saúde, Bem-Estar e Proteção, realizou na terça-feira, 4 de outubro, uma audiência pública para debater a questão do “Setembro Amarelo” – mês de prevenção ao suicídio.

O evento, que foi motivado pelo requerimento nº 557/2023, objetivou dialogar sobre o tema e alertar a população a respeito dessa realidade no país e na cidade, mostrando as alternativas disponíveis em redes de apoio para a prevenção.

A vereadora Alessandra Lucchesi (PSDB) foi quem presidiu a audiência, secretariada pelo vereador Silvio (Republicanos). O vereador Lelo Pagani (PSDB) compôs a mesa dos trabalhos.

Quem palestrou aos presentes foi o psiquiatra Dr. Fernando Pimentel, diretor do Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD) do Hospital das Clínicas. Em sua fala, ele abordou questões referentes à prevenção em saúde mental, apresentando tipos de transtornos e formas de diagnóstico.

Além dele, quem fez uso da palavra foi o Coordenador Municipal de Saúde Mental, Márcio Pinheiro Machado, que tratou de números e informações locais, como serviços existentes de apoio à saúde mental em Botucatu e quantidade de tentativas de suicídio na cidade.

Os vereadores Palhinha (União), Marcelo Sleiman (União) e Pedroso (União) estiveram presentes no plenário e puderam realizar apontamentos sobre a temática.

A audiência pode ser conferida no vídeo abaixo, na íntegra: