Risco de despejo decorre pelo encerramento do contrato de comodato pelo uso das terras
Da Redação
Com 28 anos de existência, a Associação de Agricultura Biodinâmica de Botucatu, localizada na Fazenda Demétria, corre o risco de perder a sua sede atual. O assunto chegou ao conhecimento de alguns vereadores que protocolaram na última sessão da Câmara, por meio de requerimento, uma proposta de audiência pública para debater o tema.
O documento foi oficiado ao Presidente da Câmara, o vereador Antônio Carlos Vaz de Almeida, e foi assinado pelos demais parlamentares Palhinha (União), Marcelo Sleiman (União), Alessandra Lucchesi (PSDB) e Silvio dos Santos (Republicanos).
Segundo nota publicada no site da entidade, o risco de despejo decorre pelo encerramento do contrato de comodato pelo uso das terras, entre a entidade e empresa que adquiriu parte das terras onde está localizada. O acordo, segundo a entidade, não será renovado. Atual proprietário pretende investir no mercado imobiliário.
“Para a ocupação da terra, entre 1995 e 2015 havia um contrato de comodato trienal com a Associação Beneficente Tobias. A partir de 2015 a empresa Hermes assumiu a fazenda Demétria (cuja área inclui a da Associação Biodinâmica) e negociamos um contrato de comodato de 4 anos, que foi renovado em 2019. Desde o início do ano estamos em contato com a proprietária para renovação de nosso contrato de comodato que tinha como vencimento o mês de agosto. Infelizmente recebemos recentemente a confirmação que o contrato de comodato da sede da ABD com a Hermes não será renovado.”, explica o texto postado no site oficial da entidade.
A Associação é uma entidade dedicada à preservação e cultivo de espécies alimentares fundamentais para a soberania alimentar da população do município. Além disso, no local, também são realizados estudos sobre a agricultura biodinâmica.
A Associação de Agricultura Biodinâmica de Botucatu, além de trabalhar com o cultivo de alimentos, desempenha um papel importante na difusão da agricultura biodinâmica, tendo formado milhares de pessoas no tema. Além disso, a organização possui um banco de sementes com mais de 1500 espécies diferentes e áreas de reprodução deste importante patrimônio genético.
A entidade é reconhecida como um patrimônio para a cidade, além de ser também referência nacional pela conservação e atributos naturais presentes, como pelo serviço prestado na reprodução de tais espécies alimentares.
Há uma petição online, onde os responsáveis pela Associação de Agricultura Biodinâmica de Botucatu pede o apoio da população da região.