Funcionários de banco e guarda municipal sofrem ameaças e injúria racial de clientes

Ofensas ocorreram após os acusados entrarem na agência devido a problemas com máquinas de cartão

Da Redação 

Dois homens foram presos em Botucatu acusados de injúria racial e ameaça contra funcionários da agência do Santander e um guarda municipal. O caso foi registrado nesta segunda-feira, 30 de outubro.

Consta em boletim de ocorrência que os dois acusados, de 29 e 37 anos, entraram na agência do banco da Rua Amando de Barros, onde foram reclamar com a gerência sobre o atendimento prestado quanto à assistência para máquinas de cartão de crédito. Declararam esperar mais de um mês a resolução de problemas técnicos.

Os dois acusados se dirigiram até a mesa da gerente do banco e jogaram uma sacola cheia de equipamentos sobre o móvel, chamando a funcionária de “incompetente”, conforme consta em boletim de ocorrência. A gerente ainda foi ameaça de agressão pelos clientes, que disseram saber os horários que ela saia da agência e que “algumas pessoas a pegariam”.

O segurança da agência interviu na situação, também sendo ameaçado pelos clientes, que ressaltaram as ofensas e ameaças. Disseram, ainda, que tanto o segurança quanto a gerente perderiam o emprego pois eles reclamaram com “seus superiores”.

Diante das ameaças e ofensas constantes a Guarda Civil Municipal foi acionada. Os agentes municipais tentaram intervir para amenizar o incidente. No entanto, foram ofendidos e ameaçados, onde os homens disseram que “contratariam alguém para acabar com a raça deles”, segundo consta no boletim.

Um dos clientes, de 37 anos, disse que se tivesse armado naquele momento, atiraria contra o GCM que tentava mediar o entrevero. O mesmo acusado ainda declarou ao guarda municipal que “falta pouco para você ser preto em…”.

Diante da visível agressividade dos homens, foi necessário algemar ambos para encaminhamento à delegacia. O cliente de 37 anos ainda gritou “preto, seu preto, você não vai relar em mim”, ao mesmo guarda ofendido anteriormente.

Os homens acabaram levados até a Delegacia de Polícia, onde prestaram esclarecimentos. O primeiro acusado, de 29 anos, foi autuado por ameaça, injúria e resistência. Já o homem de 37 anos, autuado por ameaça, injúria, resistência e racismo. Os dois foram transferidos ao Centro de Detenção Provisória de Itatinga já que não quitaram a fiança de R$ 3 mil.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php