Lula anuncia 100 novos Institutos Federais de Educação; Botucatu pleiteia um dos câmpus

Detalhes do plano de expansão ainda serão definidos

Da Redação 

O governo federal pretende inaugurar mais 100 campi dos institutos federais (IFs) no país até o final do atual mandato, em 2026.

Os detalhes do plano de expansão ainda serão definidos, mas a ampliação já é comemorada tanto pela rede de institutos federais quanto pelos estudantes.  

O anúncio foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana. “Nós vamos fazer mais 100 institutos federais neste país para que a gente possa suprir a ausência de vagas para a juventude aprender uma profissão, ter um emprego digno e um salário justo”, afirmou.

Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos são gratuitos.

Os IFs constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008. Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao ensino médio.

Atualmente, a rede federal conta com 38 institutos federais, dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, além de escolas técnicas ligadas a universidades federais.

Cada uma destas instituições é composta por campi que atuam como unidades descentralizadas de ensino, dessa forma, o ensino das IFs chega a mais locais. Atualmente, o país conta com mais de 680 unidades. São mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados tanto nos grandes centros quanto no interior do país.

Os recursos tanto para a expansão quanto para a consolidação estão previstos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ao todo, estão previstos R$ 3,9 bilhões para ambos. Ainda falta, portanto, definir quanto será destinado a cada uma das rubricas.

O MEC afirmou que o Novo PAC prevê R$ 3,9 bilhões, contemplando pelo menos 100 novos campi de IFs, com capacidade para 1,4 mil novas vagas cada. “O MEC, conjuntamente com a Casa Civil, está ultimando os detalhes do plano de expansão para ser anunciado pelo presidente Lula em breve”, diz a pasta.

Botucatu pleiteia câmpus do IFSP

Um dos câmpus anunciados pelo presidente Lula pode ser construído em Botucatu. Tratativas para que a instalação ocorra já ocorrem há alguns meses e foram intensificadas nesta semana com a ida do prefeito Mário Pardini (PSD) a Brasília, onde cumpriu agenda de compromissos. Uma delas foi reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) que, entre outros assuntos, houve o pedido para a unidade de ensino federal. Na região, Avaré conta com uma unidade do Instituto Federal de São Paulo.

A ideia é que a nova unidade de ensino esteja no antigo Centro de Treinamento da CESP, na Rodovia Gastão Dal Farra. Para isso o município cederia terreno de 108 mil metros quadrados, além de um complexo de área construída de 4.800 metros quadrados. Também são oferecidos serviços como merenda, segurança, entre outros pontos.

Confira as imagens da estrutura oferecida para o Instituto Federal em Botucatu 

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php