Para 60% dos entrevistados, o que definiu o resultado foram fatores externos
Da Redação
As vendas para o Natal de 2023 surpreenderam as expectativas dos comerciantes de Botucatu, aponta pequisa realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Botucatu (ACEB), divulgada nesta primeira semana de 2024. O resultado, segundo a entidade, supera o mesmo período do que foi comercializado em 2022.
Para 60% dos entrevistados, o que definiu o resultado foram fatores externos. Para aqueles que consideraram positivos, destacam-se o pagamento do 13º salário, a estabilização dos preços de produtos, redução de custo do crédito e comércio eletrônico. Para 20% dos empresários, a desaceleração econômica, proibição de funcionamento no dia 24 de dezembro e aumento de empresas concorrentes na cidade influenciaram negativamente e, portanto, provocaram uma redução das vendas.
Para o presidente da ACEB, Ricardo Pauletti, o resultado expressa a retomada de confiança do setor na economia brasileira. “Os indicadores de confiança do empresário do comércio e do consumidor já vinham apresentando aumento nos meses que antecederam o período natalino. O resultado positivo, constatado pelos entrevistados, confirmou as expectativas”, salienta.
Os empresários também estão otimistas com 2024. Para 90% dos entrevistados, a expectativa de volume de vendas em 2024 é de aumento ou estabilidade em comparação com o ano anterior. “A perspectiva de diminuição da taxa básica de juros, medida que barateia o custo do crédito, e a redução do desemprego, elevam o otimismo do empresário do comércio incentivando investimentos para geração de mais negócios”, afirma Pauletti.
A pesquisa completa pode ser acessada aqui.