Prefeitura realiza força-tarefa na região da Vila Maria contra a dengue

Região acumula 25% do total de casos de dengue registrados em Botucatu

Da Redação 

Neste domingo, 28 de janeiro, mais de 100 servidores municipais participaram de mais uma ação de bloqueio de criadouros de mosquito coordenada pela Vigilância Ambiental em Saúde para combater a dengue em Botucatu.

As equipes visitaram quase 50 quarteirões na Vila Maria, região que acumula 25% do total de casos de dengue registrados em Botucatu neste ano. Ao todo, o Município contabiliza 527 casos de dengue em 2024.

Desde o início do ano, a Vigilância em conjunto com as demais secretarias municipais tem intensificado os trabalhos na Região Leste para frear a transmissão da dengue. Ações de boqueio de criadouros (quando os agentes entram nas casas em busca de recipientes que acumulam água), orientação e até nebulização de imóveis tem acontecido todos os dias.

A ação deste domingo faz parte da estratégia da Vigilância para diminuir tanto criadouros quanto mosquitos ativos que possam transmitir a dengue. Nesta ação, apesar de todo o trabalho realizado nos últimos dias, as equipes ainda encontraram larvas de mosquito.

“Temos encontrado criadouros em casas que estão fechadas e sem moradores. Nos últimos dias, só na Vila Maria, nós entramos em 30 imóveis com esse perfil para vistoriar e buscar possíveis criadouros. Precisamos da contribuição dos moradores e dos proprietários para cuidar de seus quintais e não deixar nada que possa acumular água”, orientou Valdinei Silva, Coordenador de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

A Prefeitura, através de suas equipes, realiza ações de bloqueio, criadouro e nebulização, enquanto a população deve realizar a limpeza de seus quintais para eliminar água parada, olhando recipientes que possam acumular água da chuva, ralos e calhas.

 

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!