Região Sul de Botucatu registou 40 casos de dengue
Da Redação
Neste domingo, 18 de fevereiro, a Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu realizará uma grande ação de bloqueio de criadouros do mosquito Aedes aegypti na região da Cohab I. As visitas dos mais de 80 servidores de diversas secretarias da Prefeitura começarão às 8 horas.
O objetivo da ação é complementar o trabalho já realizado pela Vigilância Ambiental em Saúde no combate a dengue. Os servidores da Prefeitura e os recrutas da Guarda Civil Municipal foram treinados pela VAS para identificar criadouros e auxiliar na ação de prevenção.
A Cohab I registou 40 casos de dengue nas últimas semanas, demandando mais ações de combate ao mosquito. Atualmente, Botucatu contabiliza 1048 casos de dengue em 2024.
O trabalho faz parte das ações instituídas a partir da instituição de Comitê de Enfrentamento à Dengue, que reúne todas as secretarias municipais atuando contra o problema.
Os agentes da Prefeitura estarão identificados com colete e serão acompanhados de viaturas da Guarda Civil Municipal.
De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde a população deve aproveitar as ações da Prefeitura e intensificar as ações de prevenção em combate ao Aedes aegypti.
“A transmissão da dengue continua elevada devido aos criadouros que continuamos encontrando dentro das casas. Ainda temos muitos objetos que são uteis para os moradores com larvas, o que mostra a falta de manutenção e limpeza adequada do ambiente. Por isso é tão importante eliminar a água parada, higienizar recipientes de consumo animal, limpar ralos e calhas e não permitir vasos de plantas com água. Se somarmos esforços, conseguiremos combater a dengue”, destacou Vandinei Silva, Coordenador de Saúde.