Objetivo foi preparar para a correta plantabilidade de grandes culturas
Da Redação
A segunda edição do Curso de Plantabilidade para Mulheres aconteceu no dia 24 de fevereiro, na Fazenda Experimental Lageado, sede da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu.
O curso foi realizado com o objetivo capacitar as participantes na correta plantabilidade de grandes culturas, preparando assim para a safra 2024/2025. Estas informações contribuirão para todo o processo de plantio, como manutenção das semeadoras, regulagens e métodos de avaliação do plantio, otimizando, consequentemente, os recursos como sementes, fertilizantes, combustíveis, mão-de-obra, etc.
Tal como sua edição anterior, o evento foi um sucesso, contando com 87 mulheres inscritas. Participaram mulheres dos estados do Paraná, Goiás, Minas Gerias, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O curso compreendeu uma parte teórica com conceitos de plantabilidade para grandes culturas, seguida de uma parte prática com simuladores de plantio.
Depois do almoço houve a prática de campo com regulagens das máquinas. “O ponto alto do curso foi a participação das inscritas colocando a mão na massa, fazendo uma regulagem real de campo e cada grupo tendo que mostrar quais as melhores adequações para a semeadura de milho e soja”, comentou o professor Paulo Roberto Arbex, coordenador do Grupo de Plantio Direto (GPD) da FCA. “Foi um dia fantástico, para ficar na história do GPD. Quase 90 mulheres regulando as máquinas para uma semeadura de alta produtividade”.
O Curso de Plantabilidade para Mulheres teve apoio da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).