Modelo, fabricado pela Caio, possui carroceria eMillennium
Da Redação
Evento realizado no dia 07 de março, marcou a apresentação da primeira unidade, das cinco unidades de ônibus completos elétricos adquiridas pela empresa HP Transportes Coletivos Ltda, sendo outras cinco unidades adquiridas pela empresa Rápido Araguaia, ambas tradicionais clientes Caio, do estado de Goiás.
O modelo, fabricado pela Caio, possui carroceria eMillennium, kit de plataforma elétrica Scania, tração elétrica Eletra, motor e bateria WEG e ar condicionado Songs. É o primeiro ônibus elétrico 15 metros de piso alto do país.
No evento de apresentação, realizado na planta da Eletra, em São Paulo, estiveram presentes autoridades de Goiânia e do estado de Goiás: prefeito de Goiânia, Rogério Oliveira da Cruz; secretário municipal de infraestrutura, Denes Pereira Alves; o subsecretário de políticas de transporte público do Estado de Goiás, Miguel Ângelo Pricinote; Francisco Caldas, presidente da Metrobus do Governo do Estado de Goiás; Francisco Tarcísio Ribeiro de Abreu, presidente da CMTC; os clientes que adquiriram os ônibus: Edmundo de Carvalho Pinheiro, presidente da HP Transportes; Indiara Ferreira, diretora superintendente da HP; além de representantes das Caio, Eletra, Scania, Weg e Songs.
Segundo o prefeito da capital goiana, Rogério Oliveira Cruz, “o ônibus apresentado é um marco histórico, que representa a conquista de um projeto muito importante para a capital e região metropolitana, modelo de transporte público que tem sido levado a outras cidades do país”.
Para o presidente da Caio, Paulo Ruas, “é uma honra atender aos tradicionais clientes e poder colocar nas ruas de Goiânia, o primeiro ônibus 15 metros de piso alto do país”.
O cliente Edmundo de Carvalho Pinheiro, presidente da HP Transportes, afirma que “a parceria é fundamental para a promoção desse projeto de ônibus elétrico completo, como o alinhamento que ocorre entre as empresas que fazem parte dessa iniciativa”.
O encontro foi planejado pelo gerente nacional de vendas da Caio, José Gildo Vendramini (Zezinho), com a colaboração da diretora executiva da Eletra, Ieda Maria A. Oliveira; do diretor de desenvolvimento de negócios da Scania, Marcelo Gallão; da gerente de comunicação e marketing do Grupo Caio, Tânia Pires de Souza. “Estamos muito satisfeitos em contribuir com os resultados de um projeto inovador como esse”, conclui Zezinho da Caio.
Sobre os ônibus adquiridos
Os ônibus que rodarão em Goiânia são padrón, com 15 metros de comprimento e capacidade total para 101 pessoas. Todos os veículos adquiridos contam com total acessibilidade, são equipados com elevador e poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de box para cadeirante.
Possuem iluminação em LED, sistema de ar condicionado e janelas com vidros totais fixos colados na cor fumê, proporcionando maior conforto térmico no salão interno.
Contam também, com quatro itinerários eletrônicos em LED, localizados em pontos específicos da carroceria. Itens de tecnologia embarcada são encontradas nos veículos, como sistema Multiplex, que aponta para o motorista possíveis falhas no sistema elétrico dos ônibus, câmeras de monitoramento interno, proporcionando mais segurança aos passageiros e catraca eletrônica. Além disso, as unidades são preparadas para receber rádio comunicador, wi-fi validador e GPS.
Os ônibus possuem assentos totalmente estofados para os passageiros. Também são equipados com portas tipo envolventes, que possuem acionamento elétrico, os quais evitam abertura inesperada durante o trajeto, e câmera de ré, garantindo manobras mais seguras.