Início » Blog » Estação de Rubião Júnior pode se tornar patrimônio histórico tombado
Estação de Rubião Júnior pode se tornar patrimônio histórico tombado
Proposta pede que seja feita a revitalização do local, mantendo todas as suas característica
Da Redação
Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada em 11 de março, o vereador Lelo Pagani (PSDB) colocou em pauta mais uma vez o tombamento histórico da Estação Ferroviária de Rubião Junior. Proposta pede que seja feita a revitalização do local, mantendo todas as suas características.
As solicitações foram encaminhadas para a Secretária Adjunta de Turismo, Roberta Leme Sogayar, com cópia para o Conselho De Defesa Do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). No documento, Pagani reforça o pedido para que sejam envidados esforços junto aos órgãos estadual e federal para seguimento do projeto.
“O tombamento de um patrimônio tem o objetivo de preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. Já o projeto de implantação do Trem Turístico, é um atrativo sonhado pelos botucatuenses há bastante tempo, e que se tornaria mais um ponto de destaque para o turismo da nossa cidade, contribuindo com a geração de empregos e renda”, disse o vereador Lelo Pagani.
Durante sua fala na tribuna, Pagani resgatou a importância que a ferrovia teve para o desenvolvimento da cidade e ressaltou a necessidade de se preservar essa memória. “O desenvolvimento econômico e urbano de Botucatu está intimamente relacionado à presença da ferrovia, que chegou à cidade no final do século XIX, tornando o município uma potência no interior paulista. Aqui em Botucatu, duas estações foram fechadas e ambas vivenciaram a depredação do patrimônio, com total abandono e constantes atos de vandalismo. Nós precisamos manter a história viva e não permitir que mais um patrimônio caia no esquecimento e abandono”, finalizou.
Inaugurada em 1897, a Estação de Rubião Júnior (que possuía o nome de Capão Bonito), foi uma das primeiras da Estrada de Ferro Sorocabana a possuir prédio próprio. Foi importante ligação entre Botucatu e o ramal que vai até Bauru, Ourinhos e Paraná. Com a privatização da ferrovia, no final da década de 1990, o espaço foi escolhido como sede da então Ferroban (Ferrovia Bandeirantes), atual Rumo, para continuar ativa.
Estação foi fechada em 2010, sendo alvo de depredação e vandalismo. Há dois anos, grupo de botucatuenses tem se mobilizado para a recuperação do espaço.