Participantes foram divididos em grupos para o planejamento de ações
Da Redação
O encontro “Novo Currículo da Enfermagem: Integração, Avaliação e Perspectivas”, organizado pelo Grupo de Implantação do Currículo em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e o Núcleo de Eventos da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) em fevereiro, apresentou aos docentes envolvidos nas Unidades Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem um histórico do processo de reestruturação do novo currículo, discutiu as experiências vivenciadas no 1° ano de implantação e suas implicações para o planejamento de ações futuras.
O evento foi acompanhado pelo diretor da FMB, Professor Titular Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza; pelo vice-diretor Professor Associado Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção e contou com a participação de docentes de departamentos da FMB e do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), além de servidores da Seção Técnica de Graduação (STG) e do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP).
Profa. Dra. Rúbia de Aguiar Alencar, coordenadora do Conselho de Curso de Graduação em Enfermagem, apresentou o histórico da reestruturação curricular, com ênfase nas inovações do novo projeto pedagógico do curso com enfoque para o ensino por áreas de competências profissionais, direcionado ao desenvolvimento de desempenho esperado no perfil do enfermeiro. A coordenadora mencionou os desafios e as possibilidades que o novo currículo oferece para a formação profissional e relatou a importância do planejamento integrado, das metodologias participativas e do trabalho em pequenos grupos para a concretização da proposta pedagógica.
Prof. Pedro Tadao Hamamoto Filho, representante da FMB no consórcio de escolas médicas que planejam e executam o Teste do Progresso, fez uma apresentação dos resultados obtidos pelos estudantes do Curso de Enfermagem da FMB no exame. Os resultados apresentados evidenciam o bom desempenho dos estudantes, em especial do 1° ano do currículo recém-implantado. O professor apontou áreas do conhecimento nas quais os estudantes tiveram melhor desempenho e projeta a manutenção do bom aproveitamento diante das mudanças curriculares.
Em continuidade ao processo de reflexão sobre a implantação do novo currículo, a Dra. Renata Maria Zanardo Romanholi, coordenadora do NAP, apresentou os resultados das avaliações das Unidades Curriculares, obtidos a partir da perspectiva dos estudantes do 1° ano (2023) por meio da aplicação de questionários e análise pedagógica dos dados. A pedagoga destaca que, de maneira geral, os estudantes aprovam a estrutura curricular e percebem os impactos que ela tem sobre a forma de trabalho em sala de aula, trazendo inovações e abordando aspectos que perpassam a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e atitudes.
Após a apresentação das avaliações foram exibidos depoimentos de estudantes e professores que puderam relatar um pouco de suas experiências e fizeram uma avaliação das ações desenvolvidas em 2023. “Temos um currículo que é totalmente articulado e possibilita a construção do nosso conhecimento de maneira gradativa e contínua”, avaliou o estudante Felipe da Silva Marques Ribeiro, da 35° turma de Enfermagem.
Segundo ele, no início de 2023 se sentia inseguro em função das novas metodologias utilizadas mas que, ao longo do desenvolvimento das Unidades Curriculares, percebeu que os conhecimentos, as habilidades e as atitudes foram se construindo de maneira natural, sem a necessidade de se dedicar às práticas de memorização constantes.
A estudante Mirella Fares Nogueira destacou a importância do acolhimento que a UNESP e os docentes do curso proporcionam aos estudantes e fez uma avaliação positiva das mudanças. “É um ambiente totalmente diferente do que eu imaginava, porque eu olhava para a Universidade e já imaginava um conteúdo pesado. Foi muito novo para mim. Hoje, olhando para trás, eu vejo que valeu a pena, por mais que a gente tenha enfrentado muitas dificuldades”.
A professora Associada Wilza Carla Spiri, do Departamento de Enfermagem da FMB, ressaltou o quanto a mudança do papel docente de transmissor do conhecimento para facilitador da aprendizagem impactou positivamente nos resultados em sua Unidade Curricular da Área de Competência de Gestão e Gerenciamento.
Prof. Dr. Renato Ferretti, do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do IBB, parabenizou o grupo de implantação por possibilitar que docentes da Enfermagem realizem a coordenação das Unidades Curriculares de maneira integrada aos docentes responsáveis pelas especialidades na Área de Competência do Cuidado Individual.
Em seu depoimento, o Professor Titular Eduardo Bagagli, do Departamento de Ciências Químicas e Biológicas do IBB, elogiou o processo de implantação do currículo, destacando que as propostas idealizadas têm concretude no cotidiano das Unidades Curriculares da Área de Competência do Cuidado Individual.
Já a Professora Dra. Juliane Andrade, do Departamento de Enfermagem da FMB e vice-coordenadora do Conselho de Curso de Graduação em Enfermagem, falou de seu aprendizado durante o processo de planejamento da Implantação das Unidades Curriculares. Ao final, os participantes foram divididos em grupos para o planejamento de ações de implantação do currículo em 2024.