Iniciativa visa dar oportunidade aos moradores para descartarem objetos inservíveis
Da Redação
Na semana em que Botucatu registrou um aumento de quase 9.000% nos casos de dengue, a Câmara Municipal abriu espaço para a discussão de um assunto que visa contribuir com a diminuição de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A pauta foi apresentada pelo vereador Lelo Pagani (PSDB) que, por meio de um requerimento, pediu a realização do serviço na cidade. Segundo Pagani, ele foi procurado por vários moradores de diversas localidades que reclamam do acúmulo de lixo em calçadas e terrenos baldios.
“É uma questão de saúde pública. Muitos moradores não têm condições de transportar materiais para o descarte correto, levando assim ao acúmulo de lixo nas calçadas. E a gente sabe que esses depósitos incorretos podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, podem atrair animais peçonhentos, oferecendo riscos de doenças. Botucatu registrou mais de 3 mil casos de dengue somente neste ano. Nós precisamos agir de todos os lados para coibir a proliferação da doença, com ações práticas e de conscientização”, declarou Pagani.
Operação Cata Treco
A Operação Cata Treco é uma iniciativa do Poder Público que visa dar oportunidade aos moradores para descartarem objetos inservíveis que tenham no quintal e que possam acumular água. A ação é realizada pela equipe da Secretaria de Infraestrutura, Zeladoria Municipal e Vigilância Ambiental em Saúde.