Bancada com maior perda na “janela partidária” foi o PSDB
Da Redação
Sete dos onze vereadores da Câmara Municipal de Botucatu mudaram de legenda nas últimas semanas para o cumprimento da chamada “janela partidária”, que se encerra neste sábado, 6 de abril. O valor corresponde a 63% das agremiações políticas passando por mudanças com alterações em bancadas.
A legenda com maior perda foi o PSDB, com quatro saídas e mantendo apenas um parlamentar. O partido, responsável pela gestão municipal em seis mandatos no Executivo, mantinha as maiores representatividades no Legislativo. Deixaram a legenda os vereadores Cula, Alessandra Lucchesi, Claudia Gabriel e Sargento Laudo. O único que permanece na legenda é André Rogério Barbosa, o Curumim.
Já o PSD, atual legenda que agrega o prefeito Mário Pardini, passa a ter representação e maior bancada desta legislatura. Filiaram-se os vereadores Érika Liao Tiago (ex-Republicanos), Rodrigo Rodrigues (ex-União Brasil), Silvio dos Santos (ex-Republicanos), Claudia Gabriel (ex-PSDB) e Sargento Laudo (ex-PSDB).
Partido que abriga o ex-prefeito João Cury Neto, o MDB abriga agora o presidente da Câmara, Antonio Carlos Vaz de Almeida (Cula) e Marcelo Sleiman. Com seu diretório municipal recém-criado, o PSB passa a contar com a vereadora Alessandra Lucchesi.
Os vereadores que continuam em seus partidos pelos quais concorreram em 2020 são Curumim (PSDB), Rose Ielo (PDT) e Abelardo (Republicanos).
Lei das eleições
O primeiro turno das Eleições 2024 está marcado para o dia 6 de outubro, portanto, pré-candidatas e pré-candidatos devem estar filiados ao partido pelo qual desejam candidatar-se até sábado (6). Nessa mesma data, a pessoa deve ainda ter domicílio eleitoral na cidade em que pretende concorrer, caso contrário seu registro de candidatura não poderá ser aprovado pela Justiça Eleitoral.
Partidos e federações devem obter registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral também até seis meses antes para estarem aptos a participar, de acordo com a legislação eleitoral. (Com informações do TRE-SP).