Projeto difunde produção audiovisual para bairros de Botucatu

Aproximação com a comunidade acontece através de parcerias com entidades

Da Redação

O Cineclube Paratodos inicou em 2024 o projeto “Circula Cine” para a exibição de filmes fora do circuito comercial, e de pessoas de um bairro para o outro de Botucatu. Objetivo é promover a interação e troca de experiências entre essas comunidades de regiões afastadas do centro da cidade.

A programação do projeto “Circula Cine” acontece em dois momentos: oficina “Nóis na Tela” e exibição de filme ao ar livre, tendo como abertura, um vídeo produzido coletivamente durante as oficinas, realizadas duas semanas antes da exibição.

O vídeo realizado nas oficinas será exibido na programação do bairro vizinho, incentivando assim que as comunidades se encontrem na sessão, e através dos debates mediados pelo Cineclube Paratodos, se estabeleça uma rede de apoio entre elas.

A aproximação com a comunidade acontece através de parcerias com associações de bairros, postos de saúde, escolas e o CRAS. O Circula Cine é um projeto realizado pela Associação Cultural Paratodos através do edital 08/2023 da Lei Paulo Gustavo da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo.

Desde sua fundação em 2009, o Cineclube realiza sessões em diferentes locais da cidade, porém em locais centrais: Teatro Municipal, Auditório da Associação Paulista de Medicina, Espaço Cultural, Pinacoteca, dentre outros. Com o projeto, a Associação Cultural Paratodos expandir a programação do Cineclube para espaços descentralizados, urbanos e que tenha uma relação de afeto e segurança para as comunidades do entorno, como por exemplo: praças, parquinhos, pistas de skate, quadras, campinhos, etc.

Sobre a oficina

Carol Narciso e Baga Defente convidam os participantes para uma reflexão acerca de suas memórias sobre o lugar onde vivem e como se apropriam daquilo que o entorno oferece, e depois são instigados a gravarem um registro audiovisual. Os registros feitos pelos participantes com seus celulares, será organizado pelo projeto e transformado em um curta, que será exibido na abertura da sessão ao ar livre no bairro seguinte. “A ideia é que as pessoas circulem, que os vídeos circulem”, explica Isabela Silva, Coordenadora do Cineclube Paratodos.

O projeto foi idealizado por ela, em parceria com Robert Coelho, também fundador da Associação. Pedro Barroca, cineclubista e coordenador técnico do projeto, é responsável pela curadoria dos longas metragens que serão exibidos nos bairros: Vila Jardim, Maria Luiza, Cachoeirinha, Vitoriana, Monte Mor e Rubião Junior.

Os locais de exibição ainda estão sendo fechados e serão divulgados nas redes sociais do Cineclube Paratodos.

Programação
Abril
27/04 – Sessão no Maria Luiza, às 19h30

Maio
04/05 – Oficina “Nóis na tela” no Maria Luiza (Bem te vi), das 14h às 19h
25/05 – Sessão na Vila Jardim, às 19h30

Junho
01/06 – Oficina “Nóis na tela” no Cachoeirinha, das 14h às 19hs
29/06 – Sessão em Vitoriana, às 19h30

Julho
06/07 – Oficina “Nóis na tela” em Vitoriana, das 14h às 19h
27/07 – Sessão no Cachoeirinha, às 19h30

Agosto
03/08 – Oficina “Nóis na tela” em Rubião Junior, das 14h às 19h
31/08 – Sessão no Monte Mor, às 19h30

Setembro
07/09 – Oficina “Nós na tela” no Monte Mor, das 14h às 19h
28/09 – Sessão em Rubião Junior, às 19h30

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php