Brigada de incêndios da Unesp Botucatu visita Corpo de Bombeiros

Objetivo foi de alinhamento de estratégias para prevenção e combate a incêndios 

Da Redação

No dia 17 de abril, servidores das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e da Faculdade de Medicina veterinária e Zootecnia (FMVZ), integrantes voluntários da brigada de incêndio florestal, visitaram o Corpo de Bombeiros de Botucatu para uma conversa de alinhamento de estratégias para prevenção e combate a incêndios em área agrícola e florestal.

Na ocasião também foram discutidos temas importantes relacionados ao uso de equipamento de proteção individual e os riscos de acidentes. Cinco brigadistas foram recebidos pelo Sargento Santiago e Cabo Corrêa, que fizeram uma explanação sobre os pontos mais importantes nessa fase de preparação. Em seguida foram feitas demonstrações dos veículos leves de combate a incêndio pertencentes às FEPEs da FCA e FMVZ.

Também foram feitas demonstrações dos equipamentos do Corpo de Bombeiros. Por fim, tanto o Sargento Santiago como o Cabo Corrêa fizeram questão de enfatizar a importância da existência da brigada, devido ao grande número de focos de incêndio na estação seca do ano e a impossibilidade do Corpo de Bombeiros em atender a todos as ocorrências, já que atuam  não somente no município de Botucatu mas também em toda a região.

Essa ação foi uma iniciativa das supervisões das FEPEs de FCA e FMVZ, sob a coordenação dos professores Juliano Calonego, Marco Antonio Tecchio (supervisor e vice-supervisor pela FCA, respectivamente), Cyntia Ludovico Martins e Ciniro Costa (supervisora e vice-supervisor pela FMVZ, respectivamente), que envolve a preparação das brigadas de combate a incêndio para a estação seca do ano, que normalmente vai de abril a setembro, quando acentuam-se os riscos a incêndios em vegetação.

“A localização de nossas fazendas às margens de estradas com grande fluxo de veículos, a proximidade da área urbana e as condições geográficas e topográficas favorecem a ocorrência de incêndios florestais de difícil controle”, comentou o professor Juliano.

“Nos últimos anos tivemos incêndios de grandes proporções que se iniciaram em áreas vizinhas e que se alastraram para o interior de nossas fazendas. Queremos através desses preparativos e treinamentos evitar ao máximo que isso se repita, pois além do dano ambiental, existe o risco de perda de experimentos importantes conduzidos nas fazendas. Em situações mais graves existe risco dos incêndios se alastrarem,  colocando em risco até mesmo casas, prédios e instalações”.

O trabalho de prevenção na verdade já começou através da manutenção permanente de aceiros e equipamentos utilizados no combate. Apesar disso, os treinamentos em combate são considerados primordiais para que haja o aprimoramento dos servidores, em especial da brigada voluntária, para que os incêndios possam ser controlados de de forma rápida e com o máximo de segurança.

Ao final da visita, ficou acordado um treinamento mais amplo, ainda em data a ser agendada, envolvendo toda a brigada de incêndio, além de outros servidores das FEPEs da FCA e FMVZ.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php