Unesp Botucatu outorga novos títulos de Professor Emérito

Professor emérito é considerado o mais alto título honorífico do meio acadêmico

Da Redação

No dia 26 de abril, na Casa da Arte, uma Sessão Solene da Congregação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, outorgou o título de Professor Emérito da unidade aos professores Hélio Langoni, José Joaquim Titton Ranzani, Maria Denise Lopes, Nereu Carlos Prestes e Sony Dimas Bicudo.

Considerado o mais alto título honorífico do meio acadêmico, o título de Professor Emérito é atribuído ao docente, já aposentado, que tenha reconhecidamente se distinguido com ações relevantes ao longo de sua carreira, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da instituição de ensino ao qual é vinculado.

A solenidade teve a presença dos professores Cezinande de Meira (diretor da FMVZ), Cesar Martins (chefe de Gabinete da Reitoria da Unesp), Mario de Beni Arrigoni (vice-diretor da FMVZ), Celso Luis Marino (assessor da Pró-reitoria de Pesquisa), Dirceu Maximino Fernandes (diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp), Willian Zambuzzi (vice-diretor do Instituto de Biociências da Unesp) e Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção (vice-diretor da Faculdade de Medicina da Unesp), além dos Professores Eméritos da FMVZ, Armen Thomassian, José Luiz de Mello Nicoletti e Luiz Edivaldo Pezzato.

A solenidade teve início com a condução dos novos outorgados com o título de Professor Emérito por uma Comissão de Honra, formada pelos professores Marcio Garcia Ribeiro, Claudia Valéria Seullner Brandão, Fabiana Ferreira de Souza, Eunice Oba e João Carlos Pinheiro Ferreira. Na sequência, aconteceu uma apresentação artística da Orquestra de Viola e Violão do Instituto de Biociências.

A saudação aos novos Professores Eméritos, em nome da comunidade da FMVZ, foi feita pelo professor João Carlos Pinheiro Ferreira. Além de destacar características e realizações individuais de cada um dos homenageados e lembrar fatos importantes de suas trajetórias, o orador falou de características comuns que acompanharam os Professores Eméritos ao longo de suas carreiras. “Uma característica comum a todos vocês é a extrema generosidade acadêmica. Ao entrarem em aula, entravam de corpo e alma e nunca segregaram nada. Sempre ofereceram seu conhecimento aos alunos de peito aberto, corpo e alma presente. Se tornaram exímios professores, muito respeitados. Eu sou suspeito para falar porque me considero cria de vocês. Vocês sabem o quanto são importantes para esta escola. Estão aqui recebendo essa homenagem porque transcenderam suas funções e passaram a ser referências, não apenas para a FMVZ, mas para o Brasil e o mundo. Agradeço a vocês em meu nome e em nome de toda a Unesp. Vocês mudaram a minha vida, mudaram a vida desta escola e mudaram a vida de milhares de pessoas. Vocês são Professores Eméritos”.

Na sequência, um a um, os professores Hélio Langoni, José Joaquim Titton Ranzani, Maria Denise Lopes, Nereu Carlos Prestes e Sony Dimas Bicudo foram chamados ao palco para receberem o capelo e o diploma de Professore Emérito das mãos do professor Cezinande de Meira, diretor da FMVZ. Cada um dos homenageados assinou também o livro ata e fez um breve pronunciamento. Em suas falas, sempre emocionadas, a tônica foi de muitos agradecimentos a familiares, colegas de Departamento e à FMVZ pela distinção concedida.

Representando o reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti, a fala seguinte foi feita pelo professor Cesar Martins. “Trago o abraço do nosso reitor a esses heróis, que tanto se destacaram trabalhando pela FMVZ. Parabéns pela vida, pela história e pelo reconhecimento representado por esse título. O valor de uma grande instituição está no reconhecimento de sua gente. A outorga dos títulos de Professor Emérito é direcionada a docentes que construíram a Unesp que temos hoje, uma universidade alicerçada na sua autonomia, em preceitos democráticos e o mais importante, é múltipla, pública e para todos. É essa a Unesp que vocês ajudaram a construir. A história e o aprendizado que vocês nos legaram nos permite planejar e pensar o futuro que queremos”.

O último discurso da solenidade foi feito pelo diretor da FMVZ. O professor Meira agradeceu o trabalho dos Professores Eméritos. “É um momento muito especial para nossa escola e me sinto muito honrado de participar dessa solenidade. Celebramos a entrega do título de professor Emérito a docentes expoentes da FMVZ, com os quais tive a oportunidade de conviver por mais de 30 anos. Os senhores atuaram com eficiência e dedicação no ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, dimensões indispensáveis para que a universidade atinja sua missão. No caso da FMVZ, nossa missão é a excelência na formação dos nossos alunos, tanto de graduação como de pós-graduação. Os senhores ajudaram na criação dos alicerces da nossa faculdade e sua inserção destacada nos cenários nacional e internacional. Uma universidade de qualidade se perpetua pelo trabalho de pessoas como vocês”.

Segundo o professor Meira, o título de Professor Emérito é uma forma de valorizar o esforço e a dedicação de cada um dos homenageados. “Foi um privilégio ter trabalhado com vocês durante todos esses anos. Manifesto nosso agradecimento a vocês por terem pavimentado o caminho, contribuindo na busca por excelência no ensino, pesquisa e formação de recursos humanos. Que o legado deixado pelos senhores sirva de inspiração para a atual e as novas gerações. Parabéns pela significativa contribuição oferecida à nossa escola”.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php