Unesp Botucatu anuncia construção de nova central de salas de aula
Obra está orçada em R$ 10,4 milhões
Da Redação
Na manhã de sexta-feira, 3 de maio, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) comemorou o 61º aniversário do início de suas atividades acadêmicas. Evento festivo realizado no câmpus de Rubião Júnior contou, além da presença de professores, servidores e alunos, do reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti.
Além da programação festiva, foi anunciada a construção de expansão das Salas de Aula da institutição. A viabilização da chamada Asa é um projeto iniciado há uma década. Ocorreu, na oportunidade, o lançamento da pedra fundamental da obra. A nova central de aulas terá 2.632,52 m2, divididos em três andares. O novo edifício praticamente dobrará o espaço para as atividades didáticas da FMB. A obra está orçada em R$ 10,4 milhões.
O projeto prevê no andar térreo um conjunto de quatro salas para 25 alunos cada, sala de convívio de alunos, almoxarifado, secretaria, sala de rack, sala CPD, sala de apoio para docentes, cantina, despensa, depósito e sanitários. O primeiro pavimento contará com mais quatro salas para 25 alunos cada, anfiteatro para 110 pessoas, copa e sala de limpeza. E no segundo pavimento mais um conjunto de duas salas para 50 alunos cada, sala de interatividade/vídeo-conferência para 100 pessoas, área para coffee break e sanitários.
A recomposição da capacidade de investimentos conquistada pela atual reitoria da Unesp garantiu o aporte de recursos necessários para a realização da obra. O lançamento da pedra fundamental simboliza esse novo momento vivido pela universidade e dá o sinal verde para realização do processo licitatório que indicará a empresa responsável pela construção.
“É um prazer e uma honra muito grande fazer parte desse novo momento da Unesp. Nossa gestão foi capaz de restituir as contratações de professores e de servidores técnico-administrativos e fazer grandes investimentos em nossa universidade. Não poderia ser diferente na Faculdade de Medicina, expandindo hoje sua área didática. Esse é um projeto de cerca de dez anos que a gente tem a honra de lançar a pedra fundamental para sua construção”, declarou o reitor Pasqual Barretti.
“Expandirmos o nosso espaço de ensino é algo importantíssimo para que possamos exercitar as novas metodologias de ensino, que hoje requerem grupos pequenos e mais salas de aula. Essa nova central de aulas nos permitirá pensar no futuro na ampliação do nosso número de alunos, com maior formação de bons enfermeiros e médicos para a comunidade e para que cumpramos nossa função social mais plenamente”, comentou o professor Carlos Fortaleza, diretor da FMB.
A opinião é compartilhada pelo professor Pedro Lourenção, vice-diretor da FMB, que também vê na ampliação e modernização da estrutura física como passo importante para projetos futuros. “Essa nova central de aulas vai permitir a ampliação do nosso espaço de ensino, da nossa capacidade de formação, olhando para futuras expansões. Nós temos que pensar em crescer, talvez aumentar o número de vagas a médio prazo, ampliarmos os nossos cursos. Essa pedra representa esse momento de celebração e de olhar para futuras conquistas”.