Unesp reúne mais de 200 participantes no Darwin Day
O evento acadêmico reuniu circuito de palestras que contemplaram diversos temas
Da Redação
Mais de 200 estudantes participaram da sétima edição do Darwin Day, evento realizado dia 15 de maio pela Unesp de Botucatu, por meio de seu Instituto de Biociências e do Grupo de Estudos em Biologia Evolutiva (GEEvo).
A iniciativa também contou com o apoio dos alunos do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Genética, Zoologia e Biotecnologia do IBB.
O evento acadêmico reuniu circuito de palestras, que abordaram os temas: “A vida nas profundezas dos oceanos – Biodiversidade, evolução e desafios”, ministrada pelo biólogo Orlemir Carrerette, coordenador do Laboratório de Biodiversidade Bêntica Marinha (LABEM/UFRRJ); “Nano Paleontologia – um novo caminho para a evolução e origem da vida”, ministrada pela bióloga Flávia Callefo, pós-doutoranda no Instituto de Geociências da UNICAMP; e “Evolução e comportamento das características sexuais dos animais”, ministrada pela bióloga Erika M. Santana, pós-doutoranda do Departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo, laboratório do Prof. Paulo Guimarães Jr.
A programação do VII Darwin Day também contou com uma mesa-redonda com o tema: “Mulheres na evolução, onde estão?”. Mediada pela professora Percilia Cardoso Giaquinto, também docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia) do IBB e coordenadora do projeto de extensão ‘Meninas na Ciência’, a mesa-redonda contou com com a participação das pesquisadoras Jéssica Colavite (MZUSP-USP), Mariana Inglez dos Reis (IB-USP) e Vera Nisaka Solferini (IB-Unicamp).
O VII Darwin Day mostrou, em mais um ano, a importância de apresentar e debater sobre a teoria evolutiva, a dinâmica da biodiversidade e as múltiplas vertentes que giram em torno desses temas. Reforçou também, o papel do ser humano em todo esse contexto.

