Título é entregue àqueles com grande e reconhecida contribuição à cidade
Da Redação
A Câmara de Botucatu realizou na sexta-feira, 17 de maio, sessão solene para entrega do Título de Cidadão Botucatuense a Walfrido Jackson Oberg, médico e atual presidente da Unimed local.
De autoria do vereador Silvio (PSD), o projeto foi aprovado por unanimidade dos votos, dando origem ao Decreto Legislativo nº 408 de 29 de agosto de 2023, e representa uma das mais altas honrarias que o Poder Legislativo pode conceder. O título de “Cidadão Botucatuense” é destinado a pessoas que não nasceram em Botucatu, mas que tem grande e reconhecida contribuição à cidade.
Na sessão solene, acompanharam a entrega da homenagem vereadores, familiares, amigos e o prefeito de Botucatu, Mário Pardini, além do ex-prefeito Mário Ielo e do delegado seccional de Polícia Civil, Lourenço Talamonte Neto.
Walfrido Jackson Oberg nasceu em 1962, na cidade de Apucarana (PR). No final da década de 1980, passou no vestibular da Unesp para cursar Medicina, o que ocasionou sua mudança para a cidade dos bons ares. Após concluir a graduação, iniciou sua especialização em urologia. Ao conclui-la, logo foi aprovado no concurso para médico cirurgião geral com atuação no Pronto Socorro da UNESP.
Em 1992, foi contratado mediante concurso público para médico urologista pelo Governo Estadual, onde atua com excelência até hoje, no atendimento a milhares de botucatuenses e pacientes da região, no Espaço Saúde Professora Cecília Magaldi. Dr. Walfrido ainda é pós-graduado em Gestão Empresarial e mestre na área de Bases Gerais da Cirurgia.
Além das funções como urologista, Dr. Walfrido atuou como Presidente da Unimed de Botucatu, e com muito esforço, recuperou economicamente a instituição. Atualmente, é Diretor Administrativo da Unimed de Botucatu para a gestão 2022/2026; é também Diretor Financeiro da Intrafederativa Centro-Oeste Paulista (Unicoop), para o mesmo período.