Proposta quer alterar nome do aeroporto de Botucatu
Aeroporto de Botucatu foi municipalizado em 2013
Da Redação
Consulta popular promovida pela Câmara de Botucatu quer mensurar a opinião dos botucatuenses sobre a possível proposta de mudança do nome do aeroporto municipal, denominado desde 1985 de “Tancredo de Almeida Neves”.
Desde sexta-feira, 7 de junho, está no site do legislativo a consulta sobre a iniciativa que pode alterar o nome para “José Carlos de Barros Neiva”. A idealização partiu de requerimento aprovado pelo vereador Silvio dos Santos, aprovado em plenário.
Segundo o vereador proponente da iniciativa, “muitas pessoas da cidade, entre eles colaboradores e ex-colaboradores da Indústria Aeronáutica Neiva e da Embraer de Botucatu, têm solicitado constantemente que o nome seja alterado para Aeroporto Municipal “José Carlos de Barros Neiva”. O homenageado foi um empresário de Botucatu, investindo de maneira pioneira no município e tornando-o importante para a área da aviação nacional.
Localizado na Avenida Alcides Cagliari, s/n, na Vila Industrial, o Aeroporto Municipal de Botucatu atualmente é denominado “Tancredo de Almeida Neves”. O nome foi dado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) em 1985, em homenagem ao político mineiro eleito presidente na redemocratização do país. À época o aeroporto pertencia ao Estado, sendo vinculado ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), órgão extinto em 2022.
O aeroporto foi municipalizado em 2013, no governo do ex-prefeito João Cury Neto, com objetivo de investimentos em estrutura para receber voos regionais. No entanto, apenas pequenos voos particulares e uso pela Embraer ocorrem no local.
Para votar na consulta pública, acesse aqui. A plataforma ficará disponível até 22 de junho.
Leia mais:
Pardini cogita devolver aeroporto de Botucatu ao governo do Estado